Categories: Cotidiano

Holanda despacha os EUA e segue na Copa

**Após uma fase de grupos em que a zebra fez a festa no deserto catari, a lógica entrou em campo no primeiro jogo das oitavas de final**. Com uma atuação segura, **a Holanda soube controlar o jogo e venceu o animado e ofensivo time dos Estados Unidos por 3 x 1**. O time de Louis van Gaal agora espera o adversário, que virá do confronto entre Argentina e Austrália, marcado para as 16h deste sábado (3).

O começo do jogo mostrou como seria a tônica do confronto. **Os Estados Unidos partiram para cima logo no início**. Elevaram suas linhas, ocupando a defesa holandesa. Aos 2 minutos, perderam uma grande chance de abrir o placar, quando Adams dominou um corte de cabeça da defesa holandesa e meteu a bola para Pulisic. O atacante chutou na saída do goleiro, mas Noppert fez grande defesa.

**Mas, aos 9, a Holanda abriu o placar em seu primeiro ataque.** Após bola roubada na intermediária ofensiva, os holandeses retornaram o jogo até o goleiro Noppert e trocaram passes sem se incomodar com a marcação, até Dumfries cruzar para Memphis Depay, que bateu de primeira, sem chance de defesa para Turner, para fazer 1 x 0 Holanda.

**Com a vantagem no bolso, a Holanda seguiu sendo perigosa nos contra-ataques e melhorou a marcação defensiva.** Com isso, Blind, aos 17, e Memphis Depay, aos 20, perderam duas boas chances. Mas, a partir daí, o jogo ficou morno e truncado. Só aos 27, Memphis Depay quebrou um pouco a monotonia ao fazer boa jogada na grande área, mas a defesa dos Estados Unidos conseguiu tirar.

O jogo só voltou a ganhar lances de perigo aos 41, quando os Estados Unidos conseguiram furar o bloqueio defensivo, mas sem concluir, Um minuto depois, em chute da entrada da área, Weah obrigou Noopert a fazer grande defesa. **Aos 44, Dest entrou na área holandesa tabelando com Weah, mas concluiu em cima de Van Dijk, perdendo outra grande chance.**

Quando a equipe norte-americana parecia estar perto do empate, **a Holanda ampliou o marcador, em nova jogada de Dumfries, que cruzou rasteiro para o meio da área, para o chute preciso e indefensável de Blind, da marca do pênalti, selando os 2 x 0** aos 45 minutos do primeiro tempo.

No intervalo, o holandês Louis van Gaal colocou Koopmeiners e Bergwijn nos lugares de De Roon e Klaassen. Já Gregg Berhalter manteve a escalação e a filosofia de jogo e o segundo tempo começou elétrico. **Com menos de um minuto, o zagueiro Ream perdeu um gol para os norte-americanos.** Aos 7, foi a vez de Pulisic cortar para o meio e arriscar de fora da área, para boa defesa de Noppert. Um minuto depois, Reyna tocou para Mckennie na entrada da área, mas o chute foi por cima do gol.

**O atacante Pulisic voltou a chamar o jogo e, aos 13, ele foi derrubado por Van Dijk, ao tentar driblá-lo.** Na cobrança, o mesmo Pulisic levantou na área, mas Van Dijk cortou de cabeça. Aos 15, o árbitro brasileiro Wilton Pereira Sampaio deu cartão amarelo para Koopmeiners, após outra falta dura em Pulisic. A Holanda só conseguiu sair do sufoco aos 15, quando o artilheiro Gapko ajeitou para o chute de Memphis Depay, que Turner pegou.

**A partir dos 20 minutos, ficou clara a estratégia da Holanda: manter o placar e atrair os Estados Unidos para, em um possível contra-ataque, ampliar o marcador e matar o jogo.** Foi assim que o goleiro Turner teve de se virar em duas defesas, aos 25 para evitar mais um gol holandês. Koopmeiners chutou forte, de fora da área, para defesa difícil. No rebote, ele teve reflexo para pegar a cabeçada à queima-roupa de Memphis Depay.

**Aos 29, os Estados Unidos chegaram ao gol.** Memphis Depay atrasou mal uma bola, e Wright dominou, driblou o goleiro Noppert e chutou, mas a defesa conseguiu cortar para escanteio. Na cobrança, a bola foi aliviada pela defesa, mas chegou a Pulisic, que cruzou. O mesmo Wright desviou meio sem jeito, mas a bola encobriu Noppert e entrou.

Animado, o selecionado norte-americano tentou empatar aos 32, quando Pulisic lançou Wright, mas Noppert saiu do gol de carrinho. Mas acabou castigado com uma falha defensiva. **Aos 35 minutos. Blind cruzou na medida para Dumfries, que pedia a bola dentro na área. Totalmente desmarcado, ele não teve trabalho para concluir forte e marcar o terceiro da Holanda.**

Sem alternativa, os Estados Unidos foram à frente, mas esbarraram na forte linha defensiva holandesa, sem incomodar muito o goleiro Noppert. A Holanda perdeu ainda o quarto gol com Simons, que tabelou com Bergwijn, dentro da área, mas foi travado, aos 44. E foi só.

**HOLANDA 3**
Noppert, Timber, Van Dijk e Aké (De Ligt); Dumfries, De Roon (Koopmeiners), De Jong, Klaassen (Bergwijn) e Blind; Gakpo (Weghorst) e Memphis Depay (Simons).
**Técnico:** Louis van Gaal

**ESTADOS UNIDOS 1**
Turner, Dest (Yedlin), Zimmerman, Ream e Robinson (Morris); Adams, McKennie (Wright) e Musah; Weah (Aaronson), Jesús Ferreira (Reyna) e Pulisic.
**Técnico:** Gregg Berhalter

**Gols:** Memphis Depay, aos 9, e Blind, aos 45 minutos do primeiro tempo; Wright, aos 29, e Dumfries, aos 35 minutos do segundo tempo.

**Árbitro:** Wilton Pereira Sampaio, auxiliado por Bruno Boschilia e Bruno Raphael Pires.

**Estádio:** Internacional Khalifa

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Parceria entre PCDF e CBMDF salvou duas vidas no incêndio da OAB Nacional

Operação de resgate contou com suporte aéreo da PCDF

1 hora ago

Em Paris para as Olímpiadas, Clayton Camargos dá dicas para quem quer conhecer a França

Nutricionista e especialista do GPS | Brasília compartilha sugestões de passeios, restaurantes e hospedagem

1 hora ago

Treinador de boxe de Samoa morre na Vila Olímpica de Paris

Lionel Fatu Elika faleceu por causas naturais na sexta-feira (26), dia da cerimônia de abertura…

2 horas ago

Gibiteca do Espaço Cultural Renato Russo tem mais de 14 mil exemplares

Batizada com o nome do jornalista e ativista cultural TT Catalão, ela é considerada a…

2 horas ago

Usando cores do Brasil, Hailey Bieber exibe barriga de gravidez ao lado de Justin

A influenciadora e empresária é filha da brasileira Kennya Deodaton

3 horas ago

Artigo: “Recrutamento e seleção, passos para um processo seletivo de sucesso”

O especialista em Planejamento Estratégico do GPS | Brasília explica

4 horas ago