GPS Brasília comscore

História do rock em Brasília ganha museu virtual em celebração aos 65 anos da cidade

Projeto também vai atuar em escolas públicas de Sobradinho com exposições e palestras

Brasília, conhecida por sua arquitetura modernista e importância política, também tem no rock uma parte fundamental de sua identidade cultural. Para preservar essa história, o projeto 1KG de Rock foi lançado com o objetivo de resgatar, documentar e disseminar a trajetória do chamado “rock candango”, que conecta diferentes gerações através da música e das novas tecnologias.

A iniciativa aposta em três frentes principais: um museu virtual, que traz fotos, depoimentos e documentos históricos sobre a história do rock na cidade; um aplicativo em formato de game para apresentar o conteúdo de maneira lúdica a crianças e jovens; e uma exposição itinerante, que irá circular por três escolas públicas de Sobradinho – o CEF 3, o CEF Queima Lençol e o Centro Educacional Stella dos Cherubins Guimarães Trois.

Além da exposição, cada escola receberá duas palestras temáticas: Ciências, Física e Rock and Roll e O Rock como Cultura Transgressora, que abordam o papel da música na formação do pensamento crítico, da identidade cultural e da criatividade dos estudantes.

O objetivo é criar essa interação entre a cultura rock, a cultura gamer, a ciência e a educação, visando enriquecer a experiência desses estudantes da rede pública de ensino do DF”, revela Geldo Araújo, professor da Secretaria de Educação do DF e idealizador do projeto 1Kg de Rock. “O rock, como estilo de vida, é uma imensidão de conhecimentos e experiências, ao longo de décadas de uma diversidade de pessoas que ajudam a humanidade a ser mais humanizada, ao qual vêm se tornando cada vez mais necessário ser levado às escolas”, afirma.

História do rock em Brasília ganha museu virtual em celebração aos 65 anos da cidade

Banda Os Primitivos | Foto: arquivo pessoal

Voltado inicialmente para as décadas de 1960 e 1970, o projeto realiza uma pesquisa detalhada, a partir de materiais jornalísticos, recortes de jornais, panfletos e entrevistas com personagens importantes da cena musical brasiliense. A proposta é levar para dentro das escolas não apenas informações históricas, mas também reflexões sobre o impacto cultural do gênero na cidade.

O público-alvo é amplo: estudantes da rede pública, músicos e bandas locais, tanto artistas consagrados quanto novos talentos, além de educadores e entusiastas do rock de todas as idades. A plataforma online também contará com um espaço para que bandas e músicos possam se cadastrar e compartilhar suas próprias histórias.

A pesquisa que embasa a iniciativa foi conduzida em duas etapas. Primeiro, uma investigação bibliográfica baseada principalmente no livro Do Peixe Vivo à Geração Coca-Cola, de Fátima Bueno, e na tese de doutorado de Clodo Ferreira. Em seguida, foram realizadas entrevistas com figuras importantes da cena, como a autora, além de Marcos Pinheiro, fundador do programa Cult 22, Paulo Kauim, autor do livro sobre o Teatro Rola Pedra, e Ari de Barros, fundador do festival Ferrock.

História do rock em Brasília ganha museu virtual em celebração aos 65 anos da cidade

Banda Mel da Terra | Foto: arquivo pessoal

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Paradoxo entre a fome e a obesidade constitui uma das …

O vício em jogos é parte das categorias dos Transtornos …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.