Após temporadas de sucesso no Rio de Janeiro e em São Paulo e passagens por festivais como o Velha Joana, em Primavera do Leste (MS), Jorge para Sempre Verão chega ao Teatro do CCBB Brasília, onde cumpre temporada de 3 a 21 de maio.
Dirigida por Rodrigo França, a história encenada por Alexandre Mitre, Aretha Sadick (stand in Joa Assumpção), e Noemia Oliveira (stand in Érika Marinho), não fala apenas sobre a obra do artista, mas apresenta uma ficção desenvolvida a partir de sua biografia. A ideia de escrever o texto, a primeira obra teatral de Aline Mohamad e em parceria com Diego do Subúrbio, nasceu após Aline redigir uma carta póstuma a seu primo Laffond, falecido precocemente aos 51 anos.
“Um dia, ao voltar de uma festa onde me vi atraída por uma travesti, escrevi uma carta que nunca seria entregue ao destinatário. Nela, um pedido de desculpas, uma redenção, uma luz nos diversos vínculos que eu tenho com meu primo Jorge Laffond. Muito emocionada, a enviei para alguns amigos e, ao acordar, li as respostas: você tem uma linda peça nas mãos. E assim percebi que a única forma de eu encontrar com meu primo seria através da arte”, relembra Aline, que ao longo de sua infância se esquivou de conhecê-lo.
Apesar dos registros sobre a realidade nada fácil vivida por Laffond, o texto tem pontos de respiro com base no humor desse ícone da representatividade negra e LGBTQIAP+.
Quem foi Jorge Laffond
Nascido em Laranjeiras, Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, e criado na Penha, Zona Norte, o furacão Laffond disse certa vez que tinha consciência de ser gay desde os 6 anos de idade, mas por ser algo considerado ‘muito feio’ à época, fez de tudo para que seus pais não descobrissem.
Formou-se em teatro, pela Uni-Rio, e em dança afro e balé clássico, tendo contracenado com Mercedes Batista, a primeira bailarina negra a integrar o corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Jorge Laffond estimulou que muita gente tivesse coragem para externar aquilo que realmente é na vida. “Estamos falando de um homem negro retinto, afeminado, com mais de dois metros de altura e vestido de mulher na televisão brasileira. Nele, havia mais do que talento, havia estratégia inteligente, mas óbvio que não teve uma vida fácil”, observa Rodrigo.
Serviço
JORGE pra sempre VERÃO
Local: Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Espacial Sul – Brasília – DF
Temporada: de 3 a 21 de maio de 2023
Horários: de quarta a sábado, às 20h, e domingo, às 19h
Ingresso: R$ 30,00 (inteira), e R$ 15 (a meia para estudantes, professores, profissionais da saúde, pessoa com deficiência (e acompanhante, quando indispensável para locomoção), adultos maiores de 60 anos e clientes BB)
Vendas: www.bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB Brasília