A Hill House, loja de mobiliário de luxo localizada no CasaPark, recebeu nesta quarta e quinta-feira o designer e marceneiro Fernando Mendes para um bate-papo intimista com diversos convidados sobre as histórias e o legado de Sérgio Rodrigues.
Conhecido como um dos maiores designers e arquitetos do Modernismo no Brasil, Sérgio Rodrigues é reverenciado até hoje pelo seu trabalho no design de mobiliário no Brasil. As poltronas Mole e Chifruda são exemplos da genialidade do designer, falecido em 2014.
Fernando Mendes foi parceiro de trabalho de Sérgio durante muitos anos e acompanhou algumas das histórias que compartilhou durante uma série de conversas com seletos grupos de convidados, todos interessados em saber um pouco mais da obra do icônico arquiteto.
Durante o papo, Fernando contou que seu primeiro contato com Sérgio foi ainda na faculdade: ele assistiu a uma palestra do arquiteto enquanto ainda cursava Desenho Industrial, e se apaixonou pela sua obra. A surpresa veio pouco após o encontro, pois descobriu que na verdade, eles eram primos. Empolgado com a novidade, ambos se encontraram pessoalmente em um jantar de família e foi assim que se desenhou a longeva parceria entre os dois designers. Um verdadeiro encontro de afinidades.
Hoje, Fernando Mendes é o presidente do Instituto Sérgio Rodrigues e responsável por dar continuidade ao legado de Sérgio. A associação sem fins lucrativos existe desde 2012 e visa promover debates sobre a arquitetura e o design brasileiros, além de preservar o acervo do icônico arquiteto.
“Pra mim, o maior legado do Sérgio é fazer com amor. É gostar do que faz e se entregar. Ele era realmente apaixonado pelo que fazia e é dessa forma que conduzo o meu trabalho. Tive a sorte de ter minhas escolhas respeitadas pela família lá no início e hoje faço o que gosto, tenho um trabalho criativo, construtivo, e que constantemente me traz prazer e realização”, finaliza.
Confira alguns momentos do encontro, sob o olhar de JP Rodrigues: