A contagem regressiva para 2023 já começou e, para dar aquele gostinho de saudade, que tal relembrar os **lançamentos de maior sucesso nas telonas**? Este ano foi marcado pelos **filmes de super heróis** e pelo **retorno do público** às salas de cinema. O ramo sofreu fortes impactos em razão da pandemia de **Covid-19**. Entretanto, de acordo com a **Agência Nacional do Cinema (Ancine)**, a arrecadação em bilheteria em 2021 obteve um **crescimento de 44,5%** em relação ao ano anterior.
**
**_Avatar: O Caminho da Água_**
Foram 13 anos de espera pela continuação do filme que revolucionou a forma de assistir cinema. Mais uma vez trazendo avanços para a experiência 3D, _Avatar: O Caminho da Água_ precisou apenas de uma semana para entrar na lista das 10 maiores bilheterias de 2022. O longa-metragem de três horas chegou aos cinemas em dezembro e já arrecadou mais de USD800 milhões, de acordo com o _Box Office Mojo_.
**_Doutor Estranho no Multiverso da Loucura_**
Seguindo a tendência cinematográfica dos últimos anos, _Doutor Estranho no Multiverso da Loucura_ apresenta uma emocionante aventura pelos _multiversos_ da Marvel. A atuação de Benedict Cumberbatch reflete a versatilidade que o ator traz em sua bagagem profissional. Neste ano, ele foi indicado ao Oscar de Melhor Ator pela protagonização em _Ataque dos Cães_ (2021).
**_Orfã 2: A Origem_**
Outra continuação muito esperada pelos fãs de terror e suspense. Mais de uma década depois do primeiro filme, Isabelle Fuhrman retoma o papel de Esther, porém a representação infantil esbarra na atual idade da atriz, que tem 25 anos. Com aprovação de 72% no _Rotten Tomatoes_, a produção recebeu críticas mistas. “O roteiro é um desastre que, apenas no meio do filme, consegue ser um pouco mais atraente com um plot twist do ‘o caçador que é caçado’”, escreveu Elsa Fernández-Santos do _El País España_.
**_Pantera Negra: Wakanda Para Sempre_**
Apesar de o roteiro perder um pouco o entusiasmo em relação ao primeiro filme, _Wakanda Forever_ respira emoção. As homenagens prestadas ao ator Chadwick Boseman são um ponto alto da trama, tanto no aspecto visual quanto emocional. O astro faleceu em 2020 em decorrência de um câncer. O surgimento de um novo personagem também impressiona. Namor, interpretado pelo mexicano Tenoch Huerta, brilha nas telas junto às inspirações pré-coloniais.
**_Marte Um_**
A direção de Gabriel Martins garantiu ao filme brasileiro 100% de aprovação no _Rotten Tomatoes_, baseado em 21 críticas. Na trama, a família Martins vive em um Brasil prestes a ser comandado pela extrema direita. Negros e moradores da periferia, os personagens buscam entender a nova realidade em que o País irá mergulhar. Uma das apostas ao Oscar 2023, o longa-metragem ficou fora da lista de pré-finalistas e causou revolta.
**
_Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo_
_Lightyear_
_A Mulher Rei_
_Eduardo e Mônica_
_Não Se Preocupe, Querida_