A Fundação Hemocentro de Brasília está à procura de doadores de sangue O-, pois o estoque deste tipo sanguíneo chegou a um nível crítico. Até a próxima quarta-feira (10), quem for O- terá preferência, mediante comprovação pelo cadastro ou exame de tipagem. A iniciativa visa agilizar o atendimento.
Considerado universal, o sangue O- é usado em qualquer paciente em situações de emergência, como transfusões neonatais e cirurgias de alto risco em que não haja outro tipo disponível. Estão aptas à doação pessoas de 16 a 69 anos, saudáveis e com peso acima de 51 kg.
Pessoas que tiveram gripe, covid-19 ou dengue devem respeitar os prazos de inaptidão temporária. Já quem passou recentemente por cirurgia, exame endoscópico ou fazem uso regular de medicamentos devem consultar o site do Hemocentro antes da doação.
O agendamento para a doação pode ser feito pelo site Agenda DF ou pelo telefone 160 (opção 2). É possível buscar atendimento por encaixe, conforme a capacidade diária de atendimento. O Hemocentro funciona de segunda a sábado — exceto feriados —, das 7h15 às 18h.