Categories: Cotidiano

Hemocentro faz apelo e pede novas doações de sangue

Sinal de alerta ligado na Fundação Hemocentro de Brasília (FHB). O estoque dos grupos sanguíneos de RH negativo (O, A , B, e AB) e de O positivo está abaixo do ideal.

A média de 168 doações por dia, registrada entre 1º de janeiro e 28 de fevereiro, tem sido insuficiente para alcançar os níveis de segurança. Com isso, o fornecimento de hemocomponentes para procedimentos de rotina pode ser restringido para priorizar atendimentos de urgência.

Chefe da Gerência de Captação, Registro e Orientação de Doadores (GCRO) do Hemocentro, Kelly Barbi ressalta que manter o estoque de sangue em níveis confortáveis depende de, pelo menos, 180 doações diárias.

“Tivemos um Carnaval bastante proveitoso, mas agora, que todos voltaram à rotina, sentimos uma baixa significativa dessas tipagens mais raras”, comenta. “A sociedade precisa incluir a doação de sangue na agenda”.

O Hemocentro de Brasília é o único banco de sangue público do Distrito Federal. Uma reserva de sangue considerada ideal pode abastecer toda a rede de saúde ligada ao governo, bem como os hospitais conveniados, pelo período de dois a sete dias, a depender do hemocomponente (hemácia, plasma ou plaqueta) usado.

“Doar sangue é um ato de solidariedade, de responsabilidade social. Hoje, você ajuda a salvar uma vida, mas, amanhã, pode ser a sua vida em risco”, observa Kelly. “O sangue é insubstituível, algo que não pode ser produzido em laboratório. É preciso ter em mente que uma única doação pode salvar até quatro vidas, porque os componentes são fracionados.”

Para ser um doador, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável.

Quem passou por cirurgia, fez exame endoscópico ou adoeceu recentemente deve consultar o site do Hemocentro para saber se está apto a doar sangue. O processo todo, contado a partir do cadastro até o lanche pós-coleta, leva até 90 minutos para ser concluído.

O atendimento individual de voluntários deve ser previamente marcado pelo site Agenda DF ou pelo telefone 160 (opção 2). Para doação em grupo, é preciso agendar pelo telefone (3327-4413) ou via WhatsApp (99136-2495).

O agendamento reduz o tempo de espera, organizando as doações de acordo com a capacidade de atendimento. Ainda assim, quando há vagas disponíveis, voluntários que não realizaram a marcação poderão ser atendidos.

_Agência Brasília_

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Justiça do Paraná manda prender Renato Duque, ex-diretor da Petrobras

Juiz da 12ª Vara Federal Criminal de Curitiba, expediu mandado prisão contra o ex-diretor da…

11 minutos ago

Comissão do governo vai definir regras para transporte aéreo de pets

Colegiado tem um mês para apresentar conclusão dos trabalhos

59 minutos ago

Série de ‘Cidade de Deus’ ganha data de estreia; veja o que esperar

Ambientada 20 anos depois dos eventos, a série foi descrita como uma espécie de "atualização"…

1 hora ago

Senador Randolfe Rodrigues se filia ao PT

Ficha de filiação foi assinada ao lado do presidente Lula e da primeira-dama Janja

1 hora ago

Criadores de ‘Stranger Things’ preparam série de terror para Netflix

Escrita por Haley Z. Boston, a série "Something Very Bad Is Going to Happen" se…

2 horas ago

Dolce&Gabbana, Balmain e mais chegam aos beach clubs no verão europeu

Marcas fazem takeover em toda a Europa, decorando beach clubs, restaurantes, e abrindo lojas pop-up

2 horas ago