Helisson Pelegrini detalha tendências e desafios do mercado imobiliário

Helisson Pelegrini

O mercado imobiliário brasileiro está passando por uma fase de expansão e inovação, mas nem todas as regiões estão acompanhando esse ritmo. São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia e Balneário Camboriú lideram essa transformação pautada em uma arquitetura moderna, enquanto Brasília tem ficado para trás. É o que aponta Helisson Pelegrini, consultor especializado em crédito imobiliário. Em entrevista ao GPS | Brasília, ele compartilha suas observações sobre as tendências do setor, destacando a importância da inovação no setor.

Ceo da Smartbens Incorporações Imobiliárias, Smartbankbr Fintech e outras nove empresas do grupo econômico, Pelegrini destaca Goiânia como um exemplo de valorização significativa nos últimos três anos, com o preço do metro quadrado dobrando, de R$ 7 mil para R$ 14 mil. Ele atribui esse crescimento à excelência arquitetônica, desde a construção das torres até o paisagismo.

Ele também cita que a maior torre do mundo está sendo erguida em Balneário Camboriú, com mais de 500 metros de altura, parte de um projeto inovador chamado Senna Tower. “É uma região que tem liderado o mercado em termos de inovação arquitetônica e construção de qualidade”, elogia Pelegrini.

Para ele, São Paulo e Rio de Janeiro também estão entre as cidades que puxam o setor para novos patamares, oferecendo empreendimentos cada vez mais sofisticados. Entretanto, Pelegrini alerta que Brasília possui poucos lançamentos dentro desse contexto. “Na capital federal, temos o Noroeste e a Quadra 500 que trouxeram inovação nos últimos anos, mas a cidade como um todo precisa de mais empreendimentos que tragam essa modernidade que vemos em outras regiões”, avalia.

Para ele, outro ponto relevante do mercado imobiliário de hoje é a atuação dos corretores de imóveis que, segundo ele, estão muito voltados para o mundo digital, deixando de lado a interação pessoal para fechar o negócio. “Muitos corretores não buscam mais o corpo a corpo com o cliente. Acredito que falta um contato mais direto, seja por meio de presença física, seja através de revistas ou outras formas de comunicação que aproximem o público do mercado”, analisa.

Ele afirma que é essencial estabelecer um relacionamento mais próximo com o cliente, algo que ele busca proporcionar por meio de suas consultorias. “Realizo treinamentos para corretores e empresários, ajudando-os a entender as tendências do mercado e como essas podem ser usadas para melhorar as negociações. O mercado oferece ferramentas como o home equity, que permite que o cliente use seu imóvel para adquirir outro, o que é um grande diferencial em negociações”, explica.

Pelegrini também acredita que essa consultoria personalizada pode fazer a diferença no desempenho de corretores e construtoras. “O objetivo é sempre levar informações e estratégias que ajudem a fechar negócios mais assertivos”, finaliza.

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