Fundada por William S. Harley e Arthur Davidson em 1903, a Harley-Davidson se estabeleceu como uma das marcas mais icônicas do universo das motocicletas. Ao longo de seus 120 anos de história, a empresa passou por diversas fases e, agora, enfrenta uma de suas transformações mais profundas para se manter relevante no mercado. O segredo para o futuro da marca está em duas novas motos, a Pan America 1250, lançada em 2021, e a recém-chegada ao mercado brasileiro, Sportster S.
Ambas as motocicletas representam a estratégia da empresa de ampliar sua gama de produtos e conquistar uma nova e mais jovem clientela.
A Pan America 1250, que foi apresentada ao público no ano retrasado, foi o primeiro passo nessa jornada de inovação da Harley-Davidson. A moto foi projetada para ser uma aventureira de alto desempenho, abrindo caminho para a marca em um novo segmento.
Agora, com o lançamento da Sportster S, a Harley busca revitalizar sua linha Sportster e consolidar sua presença entre os consumidores mais jovens. A moto é descrita por Jochen Zeitz, presidente e CEO da Harley-Davidson, como a próxima motocicleta totalmente nova, construída na plataforma Revolution Max.
Os motores dos dois modelos são o mesmo, no entanto, a Sportster S conta com características próprias que otimizam o desempenho. Válvulas menores nos cabeçotes foram adotadas para acelerar o fluxo de ar e câmaras de combustão menores foram implementadas.
Essas melhorias resultam em uma potência de 21 cv a 7,5 mil rpm e 13 kgf.m de torque a 6 mil rpm, capazes de movimentar com destreza os 228 quilos da motocicleta. As rodas possuem 17 polegadas de diâmetro na dianteira e 16 polegadas na traseira, oferecendo uma experiência de pilotagem equilibrada e confortável.
Outra estratégia da Harley-Davidson para atrair novos compradores é a diversidade de opções de cores oferecidas para a Sportster S. A versão na cor Vivid Black tem preço inicial de R$125.900, enquanto os tons White Sand Pearl, Gray Haze e Bright Billiard Blue elevam o valor para R$128.800.