GPS Brasília comscore

Happy Valentine’s Day: saiba como surgiu e quais países comemoram a data

Casais do mundo inteiro celebram o amor nesta sexta-feira (14)

Publicado: Atualizado:

Comemorado em 14 de fevereiro, Dia de São Valentim, o Valentine’s Day é uma data carregada de simbolismo, carinho e celebrações românticas. Embora a origem remonte à Idade Média, a sua popularização ao redor do mundo é mais recente, impulsionado por campanhas de marketing e pela globalização cultural. Mas como a data se tornou um dos dias mais aguardados do ano, especialmente por casais apaixonados?

A história do Valentine’s Day remonta ao século III, quando o cristão São Valentim, um sacerdote romano, foi martirizado por desobedecer às ordens do imperador Cláudio II, que proibiu o casamento de soldados para mantê-los focados nas batalhas. São Valentim desafiou essa regra e casou casais secretamente, o que acabou levando à sua prisão e morte em 14 de fevereiro. A data passou a ser associada ao amor e ao romance, sendo celebrada com uma homenagem ao santo, embora muitos aspectos da sua vida sejam envoltos em mistério.

Com o passar do tempo, o Dia de São Valentim foi se consolidando como um dia dedicado aos namorados ao redor do mundo. No entanto, sua popularização como uma data de celebração do amor romântico, com trocas de cartas e presentes, só ocorreu mais tarde, no século 14, com o movimento de valorização do amor cortês na Europa medieval.

Hoje, o Dia dos Namorados é celebrado de diversas formas em vários países, cada um tem suas peculiaridades, embora o amor e o romance sejam os principais elementos em comum.

Veja como é comemorado em cada lugar:

Estados Unidos e Canadá: nos EUA, o Valentine’s Day é marcado por trocas de cartões, presentes, flores, especialmente as rosas vermelhas, e jantares românticos. As escolas também participam, com estudantes trocando cartões e doces. No Canadá, a celebração segue uma linha semelhante, com uma tradição forte de presentes.

Japão: o Japão tem uma peculiaridade única porque, na data, as mulheres são as principais responsáveis pela celebração, presenteando os homens com chocolates. Existe até uma diferenciação nos tipos de chocolate, com o giri-choco (chocolate de obrigação) dado a colegas e superiores, e o honmei-choco (chocolate de amor verdadeiro) dado aos parceiros românticos. Um mês depois, no dia 14 de março, é celebrado o White Day, quando os homens retribuem o gesto com presentes.

– Reino Unido: No Reino Unido, o Valentine’s Day também é muito popular, com trocas de cartões e flores. No entanto, é comum ver pessoas aproveitando o dia para expressar seus sentimentos de amor por amigos e familiares, não apenas por parceiros românticos. Em algumas regiões, crianças confeccionam cartões e fazem pequenas festas.

França: conhecido como o berço do amor romântico, o Valentine’s Day é celebrado o país de maneira elegante e sofisticada. Paris fica ainda mais encantadora no dia 14 de fevereiro, com jantares e passeios que atraem casais do mundo inteiro. Presentes como perfumes, flores e joias são comuns, e os cartões de amor, muitas vezes recheados de poesia, fazem parte da tradição.

Itália: o país italiano também segue a tradição de trocas de presentes e cartões. Em algumas regiões, casais costumam colocar cadeados em pontes ou árvores, simbolizando o vínculo duradouro de seu amor. As cidades italianas, especialmente Roma e Veneza, se tornam pontos turísticos procurados por casais que desejam viver o romance à italiana.

Países Nórdicos: em lugares como Suécia e Dinamarca, o amor é celebrado com um toque mais discreto, mas ainda assim com troca de presentes, flores e cartões. Em alguns locais, as pessoas trocam também poesias. 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Com grandes líderes e especialistas, evento internacional debate inovação, liderança …

Canibalismo desmorona o edifício civilizatório, franqueia os impulsos primitivos e …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI