O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, embarcou para os Estados Unidos neste sábado (3) com foco principal na apresentação do novo plano brasileiro para atrair investimentos em data centers. A viagem tem início em Los Angeles, onde ele se reúne com representantes de grandes empresas de tecnologia e participa de eventos organizados pelo Instituto Milken.
Segundo o ministério, a viagem tem como propósito posicionar o Brasil como um polo sustentável para tecnologia da informação, aproveitando sua matriz energética limpa e apresentando propostas de desoneração para investimentos em infraestrutura de dados.
Durante sua estadia nos EUA, Haddad terá compromissos com executivos do Google, Nvidia e Amazon, além de participar de painéis econômicos. Ele vai apresentar a agenda brasileira de globalização sustentável e o Plano de Transformação Ecológica, que inclui metas no G20 e o acordo Mercosul–União Europeia. Um dos destaques será a discussão sobre o déficit brasileiro na balança de serviços tecnológicos e a intenção de reduzir a dependência externa nesse setor estratégico.
Na terça-feira, Haddad terá encontros com cerca de 40 executivos brasileiros e norte-americanos durante um café da manhã promovido pela Amcham Brasil, onde aprofundará o tema dos data centers e a intenção do governo de apresentar, em breve, um marco regulatório ao Congresso. Segundo ele, essa política visa atrair investimentos e reduzir a remessa de recursos ao exterior por serviços contratados fora do país.
Após sua agenda nos EUA, o ministro segue para o México, onde se encontrará com brasileiros que atuam em empresas locais e com o secretário da Fazenda e Crédito Público do país, Edgar Amador Zamorra. O foco dessa etapa é estreitar laços econômicos e discutir os desafios comuns à globalização, conforme alinhado previamente pelos presidentes Lula e Claudia Sheinbaum na cúpula da Celac. Haddad retorna a Brasília na madrugada de quinta-feira, dia 8.
Confira agenda detalhada da viagem:
- 3/5 (sábado) Chegada
- 4/5 (domingo) Los Angeles Jantar privado com investidores internacionais (Instituto Milken)
- 5/5 (segunda-feira) Los Angeles Reuniões com executivos do Google, Nvidia e participação em painel econômico
- 6/5 (terça-feira) Los Angeles Café da manhã com executivos de tecnologia (Amcham Brasil) e reunião com Amazon
- 7/5 (quarta-feira) Cidade do México Encontros com brasileiros e reunião com Edgar Amador Zamorra
- 8/5 (quinta-feira) Brasília Retorno ao Brasil