GPS Brasília comscore

Haddad promete anunciar medidas de corte de gastos nesta semana

Ministro cancelou viagem à Europa para concluir os trabalhos técnicos

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou nesta segunda-feira (4) que o plano de corte de gastos públicos deverá ser anunciado nesta semana. A decisão foi motivada por um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que solicitou ao ministro que adiasse uma viagem oficial à Europa para concluir os detalhes técnicos do projeto.

“Minha ida [à Europa] estava dependendo dessa definição – se, nesta semana ou [na] semana que vem, seriam feitos os anúncios. Como o presidente [Lula] pediu para ficar, e como as coisas estão muito adiantadas do ponto de vista técnico, acredito que nós estejamos prontos nesta semana para anunciar [as medidas de corte de gastos]”, afirmou Haddad durante entrevista a jornalistas.

A economia brasileira enfrenta a pressão do mercado para definir um plano de ajuste fiscal, especialmente após a recente alta do dólar, que fechou a R$ 5,869 na última sexta-feira (1º/11) — maior cotação desde a pandemia de 2020. Haddad adiantou que “em relação à Fazenda, tem várias definições e que estão muito adiantadas”.

O ministro revelou que o presidente Lula passou o fim de semana discutindo o tema e que técnicos do governo foram a Brasília para apresentar detalhes. A tarde desta segunda-feira está reservada para uma nova reunião sobre o plano de corte de gastos, com a presença da Casa Civil.

Ao ser questionado sobre detalhes das medidas, Haddad esclareceu que o formato de apresentação das ações será decidido pelo presidente.

Reunião sobre G20
Antes da reunião para discutir o plano de cortes, o presidente Lula se encontrou com ministros para um balanço das ações do Brasil no G20, grupo presidido pelo país em 2024. O encontro, que durou cerca de duas horas, contou com a participação dos ministros Rui Costa (Casa Civil), Mauro Vieira (Relações Exteriores), Fernando Haddad (Fazenda) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral).

“Lula não quis desmarcar as reuniões que já estavam agendadas, e fizemos essa reunião de balanço. Ele agora tem uns telefonemas internacionais que também já estavam agendados, e, com mais calma, a gente conversa para finalizar [as medidas de corte de gastos]”, declarou Haddad.

As novas medidas de revisão de gastos públicos são aguardadas com expectativa pelo mercado e podem impactar o cenário econômico do país, com efeitos potenciais sobre o câmbio e a inflação.

 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Com 430 marcas confirmadas, feira reforça importância do mercado de …

Associar cura ao tratamento requer considerar diversos aspectos físicos que …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.