O ministro da Fazenda, Fernando Hadddad, declarou que o escândalo de fraudes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), “enojou o país inteiro”. O ministro foi entrevistado pelo UOL nesta segunda-feira (12).
“É um escândalo mesmo. O que tem de mais sagrado é a pessoa trabalhar a vida inteira e depois conseguir a sua aposentadoria, a sua pensão dignamente. Uma pessoa focar nesse público para levar vantagem? A partir de um crime? É uma coisa indigna num grau, realmente acho que enojou o país inteiro. Eu desejo e acredito que isso vá acontecer, que essas pessoas vão ser presas e vão cumprir uma pena que, a meu ver, deve ser exemplar”, afirmou o ministro.
Além disso, Fernando Haddad disse que a determinação do presidente Lula em relação ao caso “é muito clara”. “É a punição exemplar dos responsáveis e o ressarcimento das pessoas lesadas”. De acordo com relatórios da Polícia Federal (PF), sindicatos e entidades associativas teriam cobrado de aposentados e pensionistas, ilegalmente, cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.