Após a morte do Papa Francisco no dia 21 de abril de 2025, a Igreja Católica se prepara para iniciar um momento histórico do Vaticano: o conclave. O processo remonta ao século XIII e reúne cardeais de todo o mundo para eleger o novo líder da Igreja.
Quando um Papa morre, inicia-se o chamado Sede Vacante, que significa que a cadeira (sede) papal está vazia. Durante esse período, o camerlengo é quem administra o Vaticano temporariamente, certifica oficialmente a morte do Papa e organiza o funeral. Atualmente, o posto é ocupado pelo cardeal Kevin Farrell, que foi nomeado em 2024.
O conclave começa oficialmente com uma missa especial chamada Pro Eligendo Pontifice, celebrada na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Depois, os cardeais eleitores (com menos de 80 anos) se dirigem até a Capela Sistina, local onde fazem um juramento de segredo absoluto. Em seguida, ficam completamente isolados do mundo exterior, sem acesso a internet, rádio, jornal ou televisão, e, então, dão início às votações.

Conclave | Foto: Michael Kappeler/EFE
- Quem pode ser Papa? Entenda as exigências do Vaticano
- Quatro cardeais ligados a Brasília têm chance de ser o novo Papa. Saiba quem eles são
A votação é secreta e cada cardeal escreve o nome de seu candidato em um pedaço de papel. Dobradas as cédulas, elas são depositadas em um cálice sobre o altar e, em seguida, três cardeais escrutinadores contam os votos. Se não houver dois terços dos votos para alguém, fazem-se novas rodadas de votação: duas pela manhã e duas à tarde.
Caso nenhum dos candidatos atinja os votos necessários, a fumaça preta sobe pela chaminé instalada na Capela Sistina. Se um cardeal for eleito, é a fumaça branca que anunciará ao mundo a escolha do novo Papa.
Após a eleição, o novo pontífice é questionado se aceita o cargo e, então, escolhe o nome pelo qual será chamado. Pouco depois, é apresentado ao público no tradicional anúncio do “Habemus Papam”, feito da sacada da Basílica de São Pedro, seguido da primeira bênção ao mundo, a Urbi et Orbi.

Eleição do Papa Francisco, em 2013 | Foto: Vatican Media
Em 2025, o conclave está previsto acontecer entre os dias 6 e 11 de maio, visto que, seguindo as regras, o processo de escolha do novo líder da Igreja Católica deve ter início entre o 15º e o 20º dia após a morte do Papa. Neste ano, participarão da eleição 135 cardeais com menos de 80 anos de várias partes do mundo. Desse total, 108 foram nomeados por Francisco, o que poderia indicar uma tendência de continuidade em relação à sua linha pastoral mais progressista e reformista.
- O que acontece quando um Papa morre? Entenda os rituais e o processo de sucessão no Vaticano
- Saiba quem são os cardeais brasileiros que vão participar do Conclave