O secretário-chefe da Casa Civil do Distrito Federal, Gustavo Rocha, filiou-se ao Republicanos na noite desta terça-feira (16). A filiação faz parte de uma articulação política com foco na eleição majoritária ao GDF em 2026.
Gustavo Rocha sairá candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Celina Leão (PP) para a sucessão do governador Ibaneis Rocha (MDB) ao Palácio do Buriti.
“Não tenho dúvidas de que a vice-governadora Celina está pronta para ser a sua sucessora e dar continuidade aos dois mandatos exitosos que o governador Ibaneis Rocha teve à frente do Distrito Federal. Ela está preparada e vai contar com esse exército aqui para levar isso adiante”, defendeu.
A vice-governadora Celina Leão destacou a trajetória de Gustavo Rocha na administração pública e a importância de manter a aliança partidária com o Republicanos. “O partido sempre esteve conosco, desde a nossa primeira eleição, no primeiro mandato do nosso governador Ibaneis. Essa consolidação é uma demonstração clara de que eles estarão conosco também no pleito de 2026. É um dia muito importante para nós; mostra a unidade de um grupo, sem dividir o centro-direita do Distrito Federal, o que é fundamental. Além disso, mostra um projeto claro de trabalho, que transformou a cidade e é visível em todas as áreas”, disse.
Após a filiação do aliado, Ibaneis Rocha reafirmou sua candidatura ao Senado Federal. “Não se trata de uma nova aliança, mas uma aliança que se consolida. Nós estamos juntos desde 2018 e o Republicanos nunca me faltou, sempre fez parte do meu governo desde 1º de janeiro de 2019. Agora, a gente tem que trabalhar projetos futuros. E o projeto futuro é a eleição da Celina, a consolidação do Republicanos e a minha eleição para o Senado”, destacou Ibaneis no ato de filiação.
A cerimônia também contou com a presença do presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, de parlamentares e integrantes do Buriti.

Marcos Pereira, Celina Leão, Ibaneis Rocha e Gustavo Rocha | Foto: Vanessa Castro/GPS Brasília
Além do secretário da Casa Civil, também se filiaram ao Republicanos: a deputada distrital Jane Klebia, o administrador de Taguatinga, Bispo Renato Andrade e o ex-deputado distrital Fernando Fernandes.
Com o movimento, o partido busca reforçar sua influência na Câmara Legislativa do Distrito Federal, ampliar a bancada distrital e fortalecer a sigla no cenário político local.
Vale lembrar que um candidato deve estar filiado a um partido político pelo menos seis meses antes da data da eleição. Ou seja, para ter candidatura válida na eleições de 2026, previstas para 4 de outubro (1º turno), a filiação partidária deve ser efetivada até 4 de abril de 2026.
Trajetória
Essa é a primeira filiação partidária do titular da Casa Civil do DF. Antes de assumir a pasta no governo Ibaneis, Gustavo Rocha foi ministro dos Direitos Humanos e subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil durante o governo Michel Temer (MDB). Também já comandou a Secretaria de Justiça e Cidadania do DF, atualmente ocupada pela esposa, a advogada Marcela Passamani.
Rocha é membro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), onde cumpriu dois mandatos (2015–2019), e integra a Comissão de Ética Pública da Presidência da República (CEP-PR). Professor universitário desde 1999, ele leciona Direito Civil e atua como coordenador adjunto do curso de Direito no UniCEUB. Sua trajetória profissional começou no Banco do Brasil, onde trabalhou de 1987 a 1998, após aprovação em concurso público.