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Guia Afetivo Negro: resgate de memórias e fortalecimento de identidades no DF

Projeto de turismo mapeia 74 lugares comandados por empreendedores negros

O Guia Afetivo Negro do Distrito Federal nasceu como um desdobramento do tour Brasília Negra, criado pela guia Bianca  D’Aya. Formada em Turismo pela Universidade de Brasília (UnB), ela percebeu a necessidade de enriquecer os roteiros com mais elementos e personagens que representassem a cultura negra na região. O objetivo era ir além da narrativa tradicional e incluir outros protagonistas que pudessem compartilhar suas histórias.

A ideia de mapear essas figuras culturais ficou em suspenso por um tempo, devido às demandas de pesquisa e financiamento. Entretanto, em 2022, surgiu a oportunidade de submeter um projeto ao Fundo de Apoio à Cultura (FAC). Com a aprovação do recurso, foi possível dar forma ao Guia Afetivo Negro do Distrito Federal, lançado no início deste ano.

O projeto visa dar visibilidade a empreendedores negros atuantes nos segmentos de moda, beleza, turismo, cultura, gastronomia e religião. “O objetivo é, além de dar visibilidade para esses empreendedores, fazer com que eles realmente apareçam, dar um pouco de identidade para a população do Distrito Federal, e fazer com que a economia gire“, explica Bianca.

Foto: Divulgação

A proposta do Guia Afetivo também se insere no contexto da representatividade. Segundo Bianca, Brasília possui várias figuras conhecidas, como Oscar Niemeyer e Juscelino Kubitschek, mas a história de personalidades negras ainda é pouco divulgada. Poucos conhecem nomes como Lídia Garcia e Dona Graças, figuras de extrema importância na comunidade negra local, por isso o guia buscou dar voz a essas histórias, entrevistando 20 dessas personalidades.

E aí está a afetividade, pois elas vão contar um pouco das suas histórias, de como elas surgiram, como elas começaram a empreender, o que elas acham dos empreendimentos, e de como é ser um empreendedor negro em Brasília“, conta. 

Bianca D’Aya | Foto: Luciana De Melo Pessanha

Para a elaboração do guia, foi montada uma equipe de pesquisadores, cada um responsável por uma das seis áreas contempladas. Durante a curadoria, foram identificados 400 empreendedores negros, que receberam um questionário sobre suas trajetórias. Destes, 74 responderam, que foram os primeiros selecionados para integrar a publicação.

Já as entrevistas foram baseadas em respostas ao questionário enviado aos empreendedores. Foram selecionados os 20 relatos mais significativos, que abordam suas trajetórias, desafios e conquistas no empreendedorismo negro em Brasília. Esse aspecto afetivo do guia visa destacar as experiências dessas pessoas, valorizando suas histórias e ampliando sua visibilidade na sociedade.

Atualmente, os organizadores estão focados em divulgar essa primeira edição. “A gente está primeiro ainda aproveitando essa onda, esse gostinho dessa primeira edição, que foi lançada agora em janeiro. A gente está colhendo os frutos disso, fazendo com que esses locais que participaram sejam, recebam ainda essa visibilidade“, diz. No entanto, há planos para edições futuras.

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