Categories: Life

Guerra na Ucrânia é destaque no Emmy Internacional de Notícias e Atualidades

Anunciados e premiados nessa quarta-feira, 27, os vencedores do Emmy Internacional de Notícias e Atualidades tiveram um tema em comum: a Guerra na Ucrânia. A disputa armada já se estende para um ano e oito meses e parece não ter fim diante dos diversos fatos novos que vem aparecendo pela insistência russa e a resistência ucraniana.

A guerra, que já envolve países aliados do Ocidente à favor da Ucrânia, deu-se por uma briga territorial, em que grupos separatistas russos autoproclamaram dois territórios ucranianos, a República Popular de Donetsk e a República Popular de Lugansk, como estados independentes — isso com o aval da Rússia, que, inclusive, enviou força militar em prol dos invasores. A partir daí, Vladimir Putin declarou guerra à própria Ucrânia sob o pretexto de “desnazificar” o país vizinho. 

A a SkyNews, do Reino Unido, pela categoria Notícia, foi a primeira vencedora do prêmio com a reportagem “A batalha por Bucha e Irpin”, enquanto que, pela categoria Atualidades, os turcos, da TRT World, foram quem levaram a premiação com o documentário “Off The Grid – Diários do tempo de guerra na Ucrânia”.

A reportagem dos britânicos foi uma cobertura que iniciou em 5 de março de 2022, quando as batalhas brutais por Bucha e Irpin começaram, assim que as tropas russas tentaram cercar Kiev. Civis foram bombardeados e deixaram suas casas, deixando muitos sem escolha a não ser escapar. E outros, incluindo os próprios jornalistas da Sky, foram alvejados nos seus carros.

Já o documentário turco denunciou a brutalidade russa com os civis, muitos deixados para morrer em meio a devastação da guerra e outros covardemente mortos. Assim, as áreas libertadas tornam-se cenas de crimes, ainda com pessoas sendo torturadas, estupradas e mantidas em cativeiro.

Indicados no Brasil

A Globo representou o Brasil com duas indicações em ambas as categorias. Na parte de Notícias, o Jornal Nacional e o Fantástico concorreram com a cobertura da morte de Bruno e Dom, o pesquisador brasileiro da cultura indígena e o jornalista britânico brutalmente mortos em um território indígena no Vale do Javari, na Amazônia. 

No caso da Atualidades, a GloboNews inscreveu o documentário “Abrigo – Inocentes sob ataque”, que também falava sobre a Guerra na Ucrânia sob o ponto de vista dos esquecidos em meio ao conflito, pessoas feridas e deixadas ao longo dos campos de batalha e, ainda, cidadãos que sem assistência médica que ficavam à própria sorte. 

Carolina Cardoso

Jornalista experiente, já atuou como editora em diversos veículos da capital. No GPS, é produtora de conteúdo e repórter de lifestyle.

Posts Recentes

Especialista ensina cuidados para manter a pele saudável no inverno

A hidratação e proteção são essenciais para combater o ressecamento causado pelo clima

13 horas ago

Câmara aprova anistia a partidos por descumprimento de cotas raciais

Proposta estava parada, mas acabou sendo votada nos dois turnos nesta quinta (11)

13 horas ago

Coquetel de abertura dos Amigos do Gabão marca início de novas atividades

Evento na residência oficial do Gabão em Brasília reuniu sociedade e diplomatas

13 horas ago

Pesquisa mostra presença de álcool em pães de forma

Levantamento foi feito pela Proteste

14 horas ago

Felipe Menezes e Lucyenne Landim celebram união com jantar intimista

Após a cerimônia civil, o casal reuniu amigos para um jantar no restaurante Italianíssimo

14 horas ago

Mortalidade por vírus respiratório em crianças segue alta, diz Fiocruz

A mortalidade por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças pequenas ainda está alta devido…

14 horas ago