GPS Brasília comscore

Guerra da Ucrânia tem cessar-fogo durante o Natal ortodoxo

O impacto da ordem do presidente da Rússia, Vladimir Putin, para que suas forças na Ucrânia observem um **cessar-fogo unilateral de 36 horas** ficou incerto nesta sexta-feira (6), após autoridades ucranianas classificarem a iniciativa como uma manobra, sem esclarecer se as tropas do país também baixariam armas. Moscou também não esclareceu se retaliará caso os ucranianos mantenham os combates.

O cessar-fogo declarado pela Rússia à **guerra iniciada há mais de 10 meses** começou ao meio-dia desta sexta-feira, pelo horário local. Não há relatos imediatos sobre descumprimento da ordem.

O anúncio de Putin, na quinta-feira (5), de que as tropas russas suspenderiam as ofensivas foi **inesperado** e veio após o chefe da Igreja Ortodoxa Russa propor um cessar-fogo para o **feriado ortodoxo de Natal** deste fim de semana. A Igreja Ortodoxa, que usa o calendário juliano, celebra o Natal em 7 de janeiro.

Autoridades ucranianas e ocidentais, no entanto, suspeitam haver um motivo oculto por trás do aparente gesto de boa vontade de Putin.

O **presidente ucraniano, Volodymir Zelenski**, questionou as intenções do Kremlin, acusando Moscou de planejar a suspensão dos combates “_para continuar a guerra com vigor renovado_”. “_Agora, eles querem usar o Natal como desculpa para impedir o avanço de nossos homens na (região) de Donbass por algum tempo e, ao mesmo tempo, trazer equipamentos, munições e pessoas para áreas mais próximas de nossas posições_”, disse Zelenski na quinta. O presidente da Ucrânia não afirmou categoricamente, porém, que Kiev ignoraria o pedido de Putin.

O presidente dos EUA, Joe Biden, adotou o mesmo tom cauteloso de Zelenski, do dizer ser “_interessante_” que **Putin estivesse disposto a bombardear hospitais, creches e igrejas no Natal e no Ano Novo**. “Acho que (Putin) está tentando encontrar um pouco de oxigênio”, disse Biden, sem dar detalhes.

Veja também

Confira, na íntegra, a entrevista do artista à radio francesa

Respostas obtidas nem sempre têm embasamento científico, podendo ser genéricas, …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.