E quem disse que **arte** não é também uma **forma de investimento**? Para trazer mais informações aos brasilienses a respeito desse mercado, o **grupo Voga BTG Pactual** convidou a **galeria Rocha Fonseca**, representada pelo seu diretor, Gabriel Fonseca, e o mestre e doutor em Artes Visuais **Nei Vargas** para uma palestra que aconteceu na noite dessa sexta-feira, 11, no rooftop da empresa, no Lago Sul.
Na ocasião, o acadêmico discutiu seu livro _Estudos e Pesquisa Sobre Arte e Economia da Arte no Brasil_, que foi premiado pela Fundação Bienal de São Paulo e publicado na Royal Society, de Londres, em que faz uma **análise mercadológica** de compras e investimento no mercado brasileiro.
![Daniel Cambraia e Gabriel Fonseca](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/11112022_JP_sem_titulo1_f464d2a060.jpg)
Para Gabriel, “_99% das coisas ligadas à arte que vemos hoje em Brasília são puramente **culturais**, como a parte de decoração e pintura — que é muito importante —, mas não temos muito **embasamento de mercado**, de resultados, **valorização patrimonial**_”, explica.
>“_Muitas vezes, compramos uma obra de arte sem uma **compreensão maior de mercado**, e isso acaba contribuindo para a ideia equivocada de que **arte não é um investimento**_”, declara Fonseca. “_Por isso, queremos trazer mais informações sobre **investimento no mercado de arte****, mostrando a obra como uma forma de **diversificação de portfólio**, de artigos._”
Nesse sentido, surgiu a colaboração entre a galeria e o grupo Voga, que reuniram um seleto grupo de clientes para assistirem à **exclusiva palestra** de Nei, que abordou temas como a estrutura do mercado de arte brasileiro e suas diversas facetas, diferentes maneiras de investimento nesse ramo, catalogação de coleções, entre outros.
Veja os _highlights_ da noite!