Nesta sexta-feira (4), o Grupo R2, fundado em Brasília por Rafael Damas, Ricardo Emediato, Bruno Sartório e Eduardo Alves, será homenageado com a Medalha “Busumuru” Kofi Atta Annan – O Homem do Planeta. A premiação será realizada no complexo Na Praia Parque, sede do Na Praia Festival – conhecido internacionalmente como o maior evento lixo zero do mundo.
O prêmio foi criado com o propósito de celebrar e perpetuar o legado de Kofi Annan, sétimo Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e laureado com o Prêmio Nobel da Paz por seu papel na concepção e na promoção dos princípios ESG (ambiental, social e governança), que hoje norteiam o desenvolvimento sustentável global. A medalha foi instituída pelo Instituto Global ESG em parceria com a Família Annan e a Fundação Kofi Annan.
O termo “Busumuru”, de origem Akan (Gana), terra-natal de Annan, carrega um forte significado: “aquele que faz o bem” ou “benfeitor da sociedade”. O nome reflete a essência da medalha: reconhecer e laurear indivíduos, líderes e instituições que, assim como Kofi Annan, dedicam seus esforços à promoção do bem-estar coletivo, da sustentabilidade e da governança ética.
O mérito será concebido para todas as marcas do grupo homenageado, como o Mané Mercado, o Na Praia Parque, o Na Praia Festival e outras labels próprias. Outro destaque do Grupo R2 é a participação no Instituto Fome de Música, que arrecada milhares de toneladas de alimentos para famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade todos os anos.
O festival trabalha uma estratégia pautada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que traça caminhos para oferecer um mundo melhor até 2030.