O Espaço Cultural Renato Russo recebe, neste domingo (29), o projeto Janelas do Samba com o grupo Filhos de Dona Maria, que faz uma fusão das tradições afro-brasileiras com o samba de raiz na sua sonoridade.
O evento marca o final da gestão atual do espaço feita pelo Instituto Janelas da Arte, Cidadania e Sustentabilidade, por meio termo de colaboração com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, firmado em abril de 2022.
Para a roda de samba, os Filhos de Dona Maria recebem convidados especiais: as sambistas Teresa Lopes e Fernanda Jacob, além do cavaquinista Pedro Molusco. Juntos, eles prometem criar uma atmosfera vibrante e envolvente, unindo tradição e contemporaneidade em uma celebração ao samba e à cultura popular brasileira.
“A roda de samba, que será realizada no beco lateral, celebra a nossa passagem pelo Espaço Cultural Renato Russo, fecha o ciclo de muitos desafios e de intenso trabalho e dedicação à formação artística e à valorização da cultura do Distrito Federal, desenvolvida nessa parceria com a Secretaria de Cultura. E nada melhor do que comemorar este marco na nossa trajetória. Desejamos que o espaço siga fértil e pulsante, ocupado pela comunidade artística e pela população de todo do DF”, diz Lorena Oliveira, presidente do Instituto Janelas da Arte.
Formado em 2011 por Amílcar Paré (voz e violão) e Khalil Santarém (voz e cavaquinho), o Filhos de Dona Maria já se apresentou em importantes festivais, como o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros e o Terça Negra em Pernambuco. Seu primeiro álbum, Todos os Prazeres, é uma homenagem à ancestralidade negra e às tradições de matriz africana.