A Grécia acaba de ser reconhecida como o destino europeu mais buscado para o verão de 2025, segundo o Grand Travel Awards, um dos prêmios de turismo mais prestigiados da Europa. Com uma combinação de praias cristalinas, gastronomia mediterrânea, vida noturna animada e paisagens que misturam história e beleza natural, o país superou concorrentes de peso como França, Espanha e Itália.
O interesse crescente por ilhas como Mykonos, Santorini e Creta também tem impulsionado as reservas em plataformas de hospedagem como o Airbnb. A fashion designer e influenciadora Laura Hoff foi uma das brasileiras que escolheram o país como destino neste verão. Em uma viagem de dez dias, ela explorou as paisagens de Atenas até as ilhas mais badaladas do Egeu e compartilhou os destaques de sua experiência.
Quais foram três experiências ou passeios que te surpreenderam positivamente e que você recomenda para quem quer fugir do óbvio?
Visita à praia de Balos à pé. O mar não só tem 50 tons de azul, mas a praia também tem arraia rosa. A maioria das pessoas chega lá de barco ou lanchas e, por pouco, não fiz o mesmo. Graças a Deus, optamos por descer a montanha a pé, pq fora a caminhada acompanhada dos bodes e cabras silvestres super divertida, foi a paisagem mais linda que já vi em toda minha vida. A vista de cima da montanha não se compara ao que vemos quando estamos na praia.
Assistir Mamma Mia durante o pôr do sol em Santorini no restaurante Vulkan. Chorei do início ao fim, não esperava que a experiência seria tão linda quanto foi. Assistir o filme mais clichê possível para quem quer ir à Grécia enquanto assisto o pôr do sol mais lindo que já vi. Reviveria 10 milhões de vezes.
Ir a um restaurante tradicional grego. Decidimos, pelo menos um dia, fugir do óbvio turístico e viver a experiência real da Grécia. Escolhemos o “Aktaion”, o restaurante mais antigo de Santorini. Foi tão fora do óbvio que o uber nos perguntou se tínhamos certeza que ficaríamos por lá.
Tem algum local menos turístico (praia, caverna, museu ou vila) que te encantou e que acha que vale muito a visita?
Honestamente, é difícil citar algum passeio não turístico pelas ilhas. Por mais fora do óbvio que achávamos ser nossas atividades, sempre tinham alguns turistas por lá também.
Você vivenciou alguma experiência cultural marcante por lá?
Acredito que a comida seja sempre um ponto fortemente cultural em todos os lugares. Buscávamos sempre comer comidas gregas, irmos a restaurantes mais tradicionais e fugir daquilo que já conhecemos. Gostaria de falar também sobre como a comida da Grécia é divina, não comemos mal em absolutamente nenhum lugar que fomos, tudo era espetacular, do fast food ao restaurante premiado, do gyros à salada grega, da massa ao frutos do mar….
Fora isso, os passeios a lugares históricos e museus são sempre a must-go para mim. Ainda mais em um país tão antigo, o berço da civilização e uma das primeiras, onde tem tanta história. Aliás, recomendo sempre as visitas guiadas porque por mais que você ache saber muito, sempre tem muito mais história por trás.
Gastronomia
Quis os restaurantes, bares, soverterias… que mais gostou?
Os beach clubs em Mykonos são todos divinos e, infelizmente, não tem estrutura nas praias da ilha, então recomendo alguns: Pasají, santanna e barolo (que é a praia de areia preta)
Scorpios em Mykonos: o lugar mais caro que fomos, mas a experiência vale cada centavo! Perfeito pra quem quer curtir uma noite mais animada, com bebida e dj
Santorini: o restaurante tradicional Aktaion e o Roka (comida japonesa) p assistir o pôr do sol mais lindo desse mundo. O Volkan p fazer tudo isso enquanto assiste mamma mia, não achei a comida de lá extraordinária então não recomendaria ir para o jantar, apenas para o filme e drinks.
Creta: comi o melhor gyros de toda a viagem em um restaurante bem simples e pequeno perto do hotel chamado Kapboyna
Amphora: restaurante na orla, comi um polvo divino e o ambiente é super animado com cantores.
Canale: finalizamos a última noite na Grécia nesse restaurante que, ouso dizer, foi o meu preferido.
Recomendações não específicas: frozen Greek iogurt, gyros, gelatos, chocolate Dubai pistache e salada grega. Todas as cidades que passamos não desapontaram nesses aspectos, do mais simples ao mais chique, todos os restaurantes eram deliciosos. Foi o primeiro país em que comi bem em todos os lugares que fui.