GPS Brasília comscore

“Grande dia” e “Toc toc toc”: redes vão à loucura com ação da PF contra Bolsonaro

Pesquisa mostra que ação da PF dominou os Trending Topics Brasil nesta sexta (18)

A operação da Polícia Federal (PF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) dominou os debates nas principais redes sociais do Brasil nesta sexta-feira (18). É o que mostra levantamento realizado pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados. 

Segundo o instituto, a ação da PF contra o ex-mandatário do País ocupou oito das dez primeiras posições dos Trending Topics Brasil no X (antigo Twitter), por volta das 10h da manhã. Entre as expressões mais citadas, estavam “Grande dia”, com 44 mil menções, e “Toc toc toc”, com 17,5 mil citações, ocupando a quinta colocação. 

A primeira expressão rememora publicação do próprio ex-presidente feita no dia em que o ex-deputado federal do Psol Jean Wyllys disse que estava deixando o País, em janeiro de 2019.

A segunda, por sua vez, refere-se a uma declaração da ex-aliada de Bolsonaro e ex-deputada federal Joice Hasselman, em junho de 2022, quando a então parlamentar simulou, em discurso na tribuna da Câmara, batidas na porta e, ao ser questionada “quem é?”, respondeu: “É a Polícia Federal”. Na ocasião, ela falava da ação da PF contra o então ministro da Educação Milton Ribeiro. 

Outras menções 

Ainda segundo a pesquisa, o nome de Jair Bolsonaro aparecia na segunda posição, com 126 mil menções, seguido de Polícia Federal, em terceiro lugar, com 40 mil menções. Outros termos ligados à ação, como “Xandão” (10º lugar, com 37,8 mil menções), “Perseguição” (12º lugar, com 31,4 mil) e “Ditadura” (13º lugar, com 40 mil), também figuravam entre os mais comentados. A ordem dos Trending Topics leva em conta variáveis além do número de citações, como o fator novidade.

Uma análise amostral de 210 mil publicações feitas por cerca de 68 mil usuários únicos apontava que o pico de menções ocorreu às 10h, com tendência de alta. As postagens analisadas somavam mais de 825 mil curtidas e ultrapassavam 21 milhões de impressões, ou seja, a quantidade de vezes que os conteúdos foram exibidos na tela.

Na nuvem de termos mais citados, além dos órgãos públicos e políticos envolvidos, como Alexandre de Moraes, STF, PF e os Bolsonaros, também se destacavam expressões como “busca e apreensão” e “falar com embaixadores”.

Um dos posts de maior engajamento até o momento era justamente o de Eduardo Bolsonaro, que marcou o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A publicação já acumulava cerca de 162 mil visualizações e 14 mil interações, entre curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Um roteiro para quem quer sair do óbvio e curtir …

Doença que afeta 125 milhões de pessoas pode atingir as …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.