“Grande dia” e “Toc toc toc”: redes vão à loucura com ação da PF contra Bolsonaro

Pesquisa mostra que ação da PF dominou os Trending Topics Brasil nesta sexta (18)

A operação da Polícia Federal (PF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) dominou os debates nas principais redes sociais do Brasil nesta sexta-feira (18). É o que mostra levantamento realizado pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados. 

Segundo o instituto, a ação da PF contra o ex-mandatário do País ocupou oito das dez primeiras posições dos Trending Topics Brasil no X (antigo Twitter), por volta das 10h da manhã. Entre as expressões mais citadas, estavam “Grande dia”, com 44 mil menções, e “Toc toc toc”, com 17,5 mil citações, ocupando a quinta colocação. 

A primeira expressão rememora publicação do próprio ex-presidente feita no dia em que o ex-deputado federal do Psol Jean Wyllys disse que estava deixando o País, em janeiro de 2019.

A segunda, por sua vez, refere-se a uma declaração da ex-aliada de Bolsonaro e ex-deputada federal Joice Hasselman, em junho de 2022, quando a então parlamentar simulou, em discurso na tribuna da Câmara, batidas na porta e, ao ser questionada “quem é?”, respondeu: “É a Polícia Federal”. Na ocasião, ela falava da ação da PF contra o então ministro da Educação Milton Ribeiro. 

Outras menções 

Ainda segundo a pesquisa, o nome de Jair Bolsonaro aparecia na segunda posição, com 126 mil menções, seguido de Polícia Federal, em terceiro lugar, com 40 mil menções. Outros termos ligados à ação, como “Xandão” (10º lugar, com 37,8 mil menções), “Perseguição” (12º lugar, com 31,4 mil) e “Ditadura” (13º lugar, com 40 mil), também figuravam entre os mais comentados. A ordem dos Trending Topics leva em conta variáveis além do número de citações, como o fator novidade.

Uma análise amostral de 210 mil publicações feitas por cerca de 68 mil usuários únicos apontava que o pico de menções ocorreu às 10h, com tendência de alta. As postagens analisadas somavam mais de 825 mil curtidas e ultrapassavam 21 milhões de impressões, ou seja, a quantidade de vezes que os conteúdos foram exibidos na tela.

Na nuvem de termos mais citados, além dos órgãos públicos e políticos envolvidos, como Alexandre de Moraes, STF, PF e os Bolsonaros, também se destacavam expressões como “busca e apreensão” e “falar com embaixadores”.

Um dos posts de maior engajamento até o momento era justamente o de Eduardo Bolsonaro, que marcou o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A publicação já acumulava cerca de 162 mil visualizações e 14 mil interações, entre curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos.

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI