Conhecida como uma das cidades mais **queridinhas** para se viajar dentro do território nacional, **Gramado** faz jus à essa popularidade. Tanto é que a cidade, que costuma receber mais de **seis milhões** de visitantes ao ano, vê a maior parte de sua arrecadação vir justamente do turismo.
Mas quando se ouve falar em Gramado, o que vem à mente? Paz, tranquilidade, frio, programas a dois, gastronomia incrível e farta… pois é, essa visão um tanto **bucólica** da cidade anda ficando cada vez mais **apenas na memória** de quem um dia já a conheceu.
Quem visita a cidade hoje consegue **evidenciar a transformação**: suas raízes serranas estão cada vez mais distantes, e deram lugar a parques de diversões com **dinossauros** e **museus instagramáveis**, dentre outras atrações distoantes.
Gramado, que antes parecia ser tão diferente, **cedeu ao moderno**. E é disso que trata o chamado _’efeito Las Vegas’_: a essência da cidade foi se perdendo aos poucos e deu espaço ao que é mais popular e está na moda.
Em meio a essa bagunça estética, outro fator que costuma incomodar tanto os moradores quanto os turistas é a falta de **infraestrutura**. Trânsito intenso e falta de água evidenciam os problemas de uma cidade que quer se abastecer também com o **turismo de luxo**, mas segue despreparada para lidar com o fluxo grande de visitantes e os cerca de 35 mil habitantes gramadenses.
Para você que está buscando **friozinho, sossego, comida boa e passeios tranquilos**, o GPS fez uma lista de cidades que bebem da fonte da Gramado _’raíz’_ e trazem um dia-dia mais sossegado, mantendo vivas as tradições. Já anote todas pra colocar na lista de futuras viagens:
**Canela**
Situada bem pertinho de Gramado, Canela também costuma receber muitos visitantes vindos de lá. Mas que tal explorar um pouquinho mais a cidade? Dar uma volta num bondinho aéreo pode te proporcionar uma visão privilegiada da cidade. Há também o **Alpen Park**, um parque de diversões com atrações para todas as idades. Para quem busca um passeio mais cultural, há o **Museu Egípcio** e o **Castelinho Caracol**, que resgata os costumes dos imigrantes alemães e serve uma torta de maçã que é simplesmente imperdível! Dar uma passadinha na **Catedral de Pedra** também é obrigatório de estar na agenda. E pra fechar o dia, você pode ir tomar um drink no **Ice Bar**. Só não esqueça de se proteger, pois o bar, que é todo esculpido em gelo, pode chegar a vinte graus negativos.
**Bento Gonçalves**
Definitivamente, Bento Gonçalves é o destino perfeito para os amantes do **vinho**! Localizada a aproximadamente 120 quilômetros de Gramado, a cidade oferece uma imersão completa nesse universo. A visita ao **Vale dos Vinhedos** inclui passeios (e degustações) em algumas das vinícolas mais famosas e renomadas do país. Comer bem também é uma possibilidade, mas não é só gastronomia que você vai encontrar por lá! Quer ter uma vista incrível da cidade? Agende uma volta a bordo de uma **Maria Fumaça**. Se você está passeando mas não quer deixar de praticar uma atividade física, o **Parque de Aventuras Gasper** é uma escolha certa: além de aproveitar a natureza exuberante, você pode curtir atividades como arvorismo, rapel, escalada artificial e até arco e flecha!
**Campos do Jordão**
Um dos destinos favoritos de casais apaixonados, a “Suíça Brasileira” também figura na nossa lista de opções para quem quer curtir um friozinho. Assim como em Gramado, é possível encontrar boas opções de restaurantes e chocolaterias, e muitas delas estão na **Vila Capivari**. Se você quiser fugir um pouco do vinho, a fábrica da renomada cervejaria **Baden Baden** fica por lá e vale uma visita! Também é possível agendar passeios de bondinho, quadriciclo e visitar parques, com destaque para o **Flores que Voam**, que também abriga um borboletário. Outra dica para um passeio fora das rotas mais turísticas é comprar algumas gostosuras e fazer um piquenique no **Parque das Cerejeiras**.
**Monte Verde**
Pertencente ao distrito de **Camanducaia**, no sul de Minas, a cidadezinha de Monte Verde tem sido uma opção interessante pra quem curte o friozinho de Gramado, mas deseja evitar grandes **aglomerações**. Lá é possível desfrutar de diversas atividades como trilhas, tirolesas e parques em meio à floresta de araucárias. O comércio local é ótimo para pequenos passeios e conta com muitas lojinhas de **artesanato, queijos, bebidas finas, roupas de lã** e casacos para segurarem bem o friozinho da cidade, que pode chegar a temperaturas negativas. A Gastronomia também é ponto alto na cidade e oferece muitas opções de restaurantes com **pratos típicos alemães, fondues e chocolates**.