Em uma ação conjunta com a GPS|Foundation, o Selo Social Distrito Federal iniciou oficialmente as atividades do ciclo 2025, em encontro na Escola Salesiana Brasília. Ao todo, 109 instituições do DF estão inscritas neste ano.
Atualmente, a GPS|Foundation assiste 53 Organizações Sociais no Distrito Federal. A instituição está se qualificando para alcançar ainda mais pessoas e transformar realidades no DF e Entorno, fortalecendo seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades.
O programa integra, capacita e certifica, gratuitamente, empresas, órgãos públicos e organizações da sociedade civil que desenvolvem ações de impacto social relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Durante a primeira formação, os participantes conheceram detalhes do ciclo de certificação, que tem como tema Fortalecendo os ODS.
A diretora executiva do Selo Social, Carina Giunco, explica que todos os anos o programa conta com novas tecnologias para integrar as organizações participantes e contribuir com o desenvolvimento sustentável dos territórios.
“Neste ciclo, além das iniciativas que já desenvolvem, os participantes devem eleger um ODS prioritário para pensarem as atividades de 2025”, destaca. No primeiro encontro, o grupo escolheu o ODS 10 – Redução das Desigualdades como prioridade no ciclo.
Em 2025, os participantes do Programa Selo Social poderão submeter iniciativas relacionadas ao ODS 18, que trata da Igualdade Étnico-racial. O novo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável foi proposto pelo Brasil como forma de acelerar a garantia de igualdade para pessoas negras e indígenas.
As formações do projeto serão realizadas durante todo o ano. Para chegarem até o final do processo de certificação, os participantes precisam atender a diversos critérios, que vão desde a presença nos encontros até a demonstração de impactos internos e externos dos projetos, dentre outras exigências.