Em um bate-papo exclusivo com Paula Santana, jornalista e sócio-fundadora do GPS|Brasília, a ex-reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão Moura, compartilha sua trajetória de oito anos à frente da instituição, marcada por desafios e conquistas. Durante esse período, Abrahão enfrentou dificuldades como a redução orçamentária de 50% em 2017 e a pandemia, que exigiu que a universidade se reinventasse e se modernizasse, adaptando-se rapidamente ao ensino remoto e novas tecnologias.
Márcia recorda com entusiasmo o início da sua carreira acadêmica, como aluna da UnB na década de 1980, e relembra sua ascensão como decana, quando coordenou a expansão da universidade para Gama e Taguatinga, o que culminou em sua eleição para reitora, após uma derrota na primeira tentativa. Na conversa, ela também reflete sobre a gestão da pandemia, quando a universidade teve que migrar mais de 50 mil alunos para o ensino remoto.
Na entrevista, a ex-reitora também aborda temas contemporâneos como inteligência artificial, inovação nas pesquisas científicas e os desafios para promover inclusão e diversidade na academia. Com um olhar atento ao futuro da educação superior, Márcia fala sobre a importância de se manter atualizada e adaptável, especialmente em tempos de avanços tecnológicos acelerados. Confira abaixo a entrevista na íntegra, que está disponível no canal do YouTube do GPS|Brasília: