A partir de quinta-feira (31), o portal GPS|Brasília inicia a divulgação de uma série de entrevistas com os cinco candidatos à presidência da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF). As conversas foram conduzidas pelos jornalistas Caio Barbieri e Jorge Eduardo Antunes.
As eleições, marcadas para o dia 17 de novembro, definirão a nova diretoria da entidade, que reúne mais de 40 mil advogados aptos a votar no Distrito Federal.
Entre os postulantes à presidência da OAB-DF, estão:
- Cristiane Damasceno, da Chapa 33, que atuou como conselheira federal da OAB-DF;
- Everardo Gueiros, o “Vevé”, líder da Chapa 20, ex-secretário e Projetos Especiais do GDF;
- Cleber Lopes, representante da Chapa 10 e apoiado pelo governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB);
- Karolyne Guimarães, da Chapa 99, ex-administradora de Taguatinga;
- Paulo Maurício, conhecido como “Poli”, da Chapa 01, qual atuou como secretário-geral da OAB-DF da atual gestão e que é apoiado pelo atual presidente da entidade, Délio Lins e Silva Júnior.
Presenças
Todos os candidatos registrados confirmaram presença nos estúdios do portal, em algum momento, para que abordassem as principais reinvindicações da categoria.
Cada um os nomes aceitou defender as plataformas individuais de campanha durante a conversa com o nosso veículo de comunicação.
Vale ressaltar que os postulantes terão o mesmo tempo disponibilizado e, da mesma forma, a divulgação contemplará a duração de 1’30” para todos os concorrentes. A versão final será publicada em todas as nossas plataformas, como rádios, redes sociais, painéis da PO Mídia, além do próprio portal de Brasília.
Caso algum nome para a OAB-DF não compareça, ou não tenha comparecido aos nossos estúdios, o GPS|Brasília informará, aos eleitores do portal, sobre o declínio do convite oficial.
Votação
As chapas concorrentes tiveram até o dia 18 de outubro para registrar oficialmente na disputa. Segundo a OAB-DF, a entidade disponibilizará um sistema de votação on-line para o pleito, o qual repete o modelo adotado em 2021.
A entidade informou que o site de votação possui criptografia e múltiplas camadas de segurança, como certificação digital, biometria facial e verificações via SMS ou e-mail, para garantir a integridade e o sigilo do voto.
Além da presidência, os eleitores também escolherão os cargos de vice-presidente, conselheiros locais e federais e, ainda, diretorias das subseções da seccional distrital.
Para se ter ideia, em jogo, está o controle da entidade a qual conta com um orçamento anual estimado em R$ 30 milhões, e que impacta diretamente as atividades e a representatividade dos advogados no Distrito Federal.
Entrevistas
O GPS|Brasília publicará as entrevistas com todos os candidatos durante os próximos dias, incluindo posicionamentos relevantes sobre prerrogativas, jovens advogados e, ainda, a garantia da atuação dos advogados no Distrito Federal.
O objetivo do portal é oferecer uma plataforma para que todos os associados tenham acesso, de forma mais clara e rápida, às propostas de cada postulante.
Além, claro, de ajudar na compreensão sobre as prioridades de cada postulante, especialmente sobre os temas mais relevantes para a manutenção da OAB-DF como uma das principais entidades da capital federal.