Está no ar o quadro para os aventureiros que gostam de boas dicas antes de viajar. O GPS ON THE ROAD nasceu da ideia de compartilhar indicações de lugares confiáveis e agradáveis durante a sua viagem. O primeiro destino foi a Chapada dos Veadeiros. Conhecida como berço das águas e destino que vem sendo muito buscado, o GPS|Lifetime foi até lá e voltou com o melhor roteiro para sua trip.
A hospedagem ficou por conta da Vila Cerrado, em Alto Paraíso. Uma espécie de acomodação luxuosa, com serviço de hotelaria, spa e terapias holísticas. O espaço é tão diferenciado que só de chegar, você se sente mais descansado. Tudo é pensado com muito cuidado. Em entrevista ao portal, a proprietária Melina Menghini explicou como tudo começou.
“Eu e meu marido, André Cardinali, somos de São Paulo, nos conhecemos e casamos na Chapada dos Veadeiros. Na época da pandemia, especificamente no lockdown, nós estávamos com nosso filho de três meses e decidimos vir para cá. Durante a estadia aqui, surgiu a ideia de criar uma vila com pequenas casas, mas com um novo conceito. Um lugar afetivo e acolhedor, era isso que queríamos”.
O casal percebeu as mudanças na sociedade, onde tudo era incerto, viu que as necessidades de cada pessoa eram diferentes. Agora, muitos fazem home office e precisam de um local em que se sintam em casa, e foi pensando nisso que surgiu a ideia.
“Eu venho do setor de arte cultura, e sempre falo que não sei fazer nada sem um propósito por trás. A vontade de preservar o cerrado foi o primeiro pilar. Desde a época das obras e escolhas que fizemos, sempre foi com um olhar sustentável e que trouxesse a essência do bioma”, conta Melina.
Dentro da Vila Cerrado, cada casa possui um nome de uma planta típica. Jatobá, baru, buriti e copaíba, sendo a última o nome da casa que experienciamos. Fomos recepcionados com vários mimos e um serviço excepcional. Recebemos o ritual de boas-vindas, com escalda pés e massagem. No quarto havia amenities de shampoo e condicionador em barra, além de sabonetes, óleos, sais de banho, ervas e até uma semente de copaíba que representa o quanto devemos cuidar do meio ambiente e reparar os danos causados por nós.
“A primeira abordagem para esse turista que está chegando para ele ter uma consciência, nós deixamos um texto explicando sobre as condições atuais do cerrado, que é o segundo bioma mais desmatado no nosso país. Seja consciente na sua passagem e cuide desse nosso bem tão precioso. O turista para se deslocar até chegar aqui, seja de avião ou carro, ele ajuda a produzir uma quantidade de carbono e pensando nisso, nós deixamos uma semente com o nome da casa para ser plantada e assim a degradação ser compensada de alguma forma”.
Com inúmeros serviços de cura, relaxamento, conexão e bem-estar, sem dúvidas, a Vila Cerrado precisa entrar na sua lista de hospedagem na Chapada dos Veadeiros. A experiência é completa e traz todos os cinco sentidos para o aqui e o agora.
SERVIÇO
Vila Cerrado
Endereço: Alto Paraíso
Instagram: @vilacerrado
Contato: (62) 99939-0117
Vila Cerrado – Um novo conceito de hospedagem
Rio da Lua
Na outra metade da viagem fomos recepcionados por outra vila que tem ganhado fama e fica próxima a São Jorge. No caminho, como quem vai para Raizama, Lajeado e o famoso Na Mata, há uma vila de amigos chamada Rio da Lua com quatro casas. A Cipó, Casa da Mata, Tororão e a Madeira.
A anfitriã Denise Polla Vianna, nos convidou para conhecer um pouco mais sobre o espaço que começou com uma grande descontração entre amigos. Dividindo espaço com o restaurante Na Mata e o Rio São Miguel, os hóspedes têm acesso livre a toda área.
Casas imersas à natureza, completas, com varandas e todos os utensílios e áreas para curtir com quem estiver com você. Seja em família, com criança, de galera ou casal, a vibe do local é muito boa.
SERVIÇO
Rio da Lua
Instagram: @riodalua
Contato: (61) 99293-9234
Experiências Gastronômicas
Claro que não iríamos deixar vocês por fora dos restaurantes deliciosos residentes da Chapada. Durante a nossa estadia por lá, fomos conhecer alguns dos premiados e mais comentados dos últimos tempos. Confira:
Projeto Sucupira
Idealizado por um casal carioca que se mudou para a Chapada, Ursulla e Gabriel, o projeto é voltado para jantares intimistas. É necessário marcar com antecedência e eles possuem um cardápio com ingredientes sazonais. Realizado na casa dos próprios donos, o projeto segue uma vertente à base de plantas.
Os gostos são indescritíveis e o mais especial: os ingredientes vem de produtores locais, mas confessamos que são sabores que ficam quase irreconhecíveis de tão diferentes e bem preparados. Parada obrigatória!
Importante lembrar que, como fomos nos últimos dias de outono, o cardápio mudou e, agora, é o menu de inverno. Consultem para mais informações.
SERVIÇO
Projeto Sucupira
Insta: @projetosucupira
Contato: (21) 99344-6857
Cozinha do Cavaleiro
Concorrendo ao prêmio de Melhor Restaurante do Centro-Oeste, o único da Chapada, a Cozinha do Cavaleiro fica em São Jorge, dentro da Casa de Cultura do Cavaleiro. Um espaço muito especial do povoado, todo temático e instagramável. Comandado pelo chef Lui Veronese e a chef Lu Rodrigues Veronese, a variedade de sabores é surpreendente.
Provamos o Menu Cerratense da casa, com os pratos indicados pelo chef. As combinações, sequências e gostos trazem sensações únicas. Nas fotos é possível ver um pouco do que foi a experiência.
SERVIÇO
Cozinha do Cavaleiro
Instagram: @cozinhadocavaleiro
Contato: (61) 99999-6343
Endereço: São Jorge
Na Mata
Em uma espécie de clube da natureza, o Na Mata é aquele restaurante que você vai para passar o dia. Com direito a banho de rio, camas, redes, quadra de areia, sinuca e uma grande área verde, ele traz uma experiência única e fecha às 18h.
Com um cardápio para lá de variável, de frutos do mar à galinha caipira, a vivência é completa. A conversa com a chef Mara e a empresária Luciana, foi no Rio São Miguel, daí você imagina a descontração e a leveza que o ambiente traz.
A ideia do Na Mata não é vender um prato, e sim a experiência. Outra ideia que o local não te deixa esquecer nem por um segundo é o bordão “bora ser feliz!”, espalhado por todos os cantos. Salada, drinks, pratos principais e sobremesas casam perfeitamente com o ambiente diurno.
SERVIÇO
Na Mata
Instagram: @namata.chapada
Contato: (61) 99956-2854
Farofa
Desde dezembro na Vila de São Jorge, o Farofa é o baby da chef Mara e de sua esposa, Luciana. A dupla foi convidada por Denise Polla Vianna e Vitor Hugo Giuberti, donos da antiga pizzaria Lua de São Jorge, para montar um novo projeto.
Com dois bastões de pole dance, decoração muito alegre e pratos para todos os gostos, o Farofa é o tipo de restaurante que agrada a todos.
SERVIÇO
Farofa
Instagram: @farofa.chapada
Contato: (62) 99116-1132