O GP de São Paulo Mil Milhas ocorre na madrugada entre os dias 25 e 26 de janeiro (sábado e domingo), no Autódromo de Interlagos, na capital paulista, e traz uma novidade inédita para esta edição: a primeira participação de um art car (carro artístico) em sua história, que consiste em um carro com pintura personalizada.
Para a edição de 2025 do circuito, o carro Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport número 21, que corre pela equipe Stuttgart Motorsport e é dirigido por Jacques Quartiero, Alan Hellmeister e Danilo Dirani, ganhou uma customização especial criada pelo artista plástico brasileiro Adonis Alcici.
“O Jacques encomendou o layout com apenas duas especificações: usar as cores azul, vermelho e amarelo cítrico e colocar a minha identidade artística”, explica o artista, que é reconhecido por seu trabalho temático com automóveis – especialmente da marca Porsche. “Minhas pinturas têm as setas como elemento visual, a fim de enfatizar o movimento e a velocidade. Ao criar a decoração do carro das Mil Milhas, aproveitei o estilo da carroceria, os volumes e elementos da carroceria para enfatizar a aerodinâmica e o fluxo de ar”, complementa.
O modelo do carro é o primeiro a competir nas Mil Milhas com um design criado por Alcici, que tem em seu currículo a criação de um capacete utilizado por Felipe Nasr nas 24 Horas de Le Mans de 2023. No último ano, o piloto brasiliense usou capacetes com decorações especiais by Adonis nas 24 Horas de Daytona (prova que venceu) e de Le Mans.
Art car
Com origem na década de 1970, muitos consideram que a tradição dos carros artísticos teve início com o Porsche 917LH da dupla Gérard Larrousse/Willy Kauhsen, que ganhou um visual psicodélico nas cores roxo e verde pelo então chefe do departamento de estilo da Porsche, Anatole Lapine. No ano seguinte, o artista criou outro art car famoso: o “porco rosa” do Porsche 917/20 de Reinhold Joest/Willy Kauhsen, que atualmente está em exibição no Museu da Porsche, em Stuttgart, na Alemanha.
Em 1975, o piloto francês Hervé Poulain solicitou uma decoração especial para seu BMW ao pintor e escultor estadunidense Alexander Calder. A repercussão fez com que nos anos e décadas seguintes outros artistas de renome fossem convidados para criar decorações alternativas em carros de corrida, especialmente nas 24 Horas de Le Mans.
Desde então, assinaturas como as de Andy Warhol, Roy Liechtenstein, Frank Stella, César Baldaccini, Troy Lee, Richard Phillips, Laurent Minguet e Julie Mehretu, entre outras, estiveram em carros de diversas marcas. Agora, os art cars chegam ao GP de São Paulo Mil Milhas pela primeira vez por meio da marca brasileira Stuttgart Motorsport.