Categories: Economia

Governo pretende propor taxação das big techs neste semestre

Ainda neste semestre, o governo pretende enviar ao Congresso uma proposta para a taxação das big techs (grandes empresas de tecnologia), disse nesta quarta-feira (28) o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan. Ele esclareceu que o texto tramitará de forma separada do projeto de lei do Orçamento de 2025, que será enviado na sexta-feira (30) ao Legislativo.

“Não consta na lei orçamentária a taxação de grandes empresas de tecnologia, mas há maturidade desse processo no mundo que a gente precisa trazer para o Brasil. Não será no PLOA [projeto da lei orçamentária anual], mas dentro do segundo semestre vamos tratar desse tema da taxação das big techs”, disse Durigan em entrevista coletiva para detalhar o plano de revisão de gastos do governo.

O secretário não esclareceu como seria feita a taxação. Apenas disse que o tema representa um dos pilares de recomendações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), grupo que sugere medidas econômicas e sociais a países.

Segundo as primeiras estimativas da equipe econômica, a taxação das big techs deve render cerca de R$ 5 bilhões anuais ao governo federal. Uma das opções seria o aumento da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), o mesmo tributo cobrado dos combustíveis, mas Durigan não respondeu à pergunta sobre essa possibilidade. Caso o governo opte por esse tributo, os governos locais seriam beneficiados, porque 29% da arrecadação da Cide são partilhados com estados e municípios.

Reforma da renda

Em relação a medidas estruturais para reduzir os gastos públicos, o secretário executivo disse que a equipe econômica trabalha para avançar nos debates sobre a reforma do Imposto de Renda e da vinculação de receitas e despesas. Durigan, no entanto, não anunciou uma data precisa para o envio dessas propostas.

“Não somos nós que vamos dizer o tempo exato, mas estamos trabalhando para dar todas as condições ao governo para que, assim seja possível, debate de vinculação de renda, reforma da renda, para que isso esteja pronto, avaliado e estudado do ponto de vista técnico”, declarou o número 2 do Ministério da Fazenda.

Agência Brasil

Posts Recentes

Alexandre de Moraes dá ultimato a Elon Musk e ameaça tirar X do ar no Brasil em 24 horas

Ministro do STF exige que plataforma nomeie representante legal no país

27 minutos ago

Abav Expo retorna a Brasília com expectativa de R$ 30 mi em negócios

Maior feira de turismo da América Latina reunirá expositores de 22 países no CICB

37 minutos ago

Assassino de Marielle Franco confirma que sabia de operação para prendê-lo

Réu confesso do assassinato e delator na investigação, Ronnie Lessa prestou depoimento virtual ao Supremo…

40 minutos ago

Justiça condena, pela 2ª vez, homem que ameaçou ministro Zanin em Brasília

Luiz Carlos Basseto Júnior agora enfrentará pena de detenção e pagamento de indenização

1 hora ago

Brasília recebe lançamento do maior evento de capoeira do mundo

O evento contará com atletas de referência no esporte

1 hora ago

Festa grandiosa reúne figuras da cidade em celebração à vida de Janete Vaz

A empresária e pioneira escolheu o Unique Palace como local para comemorar ao lado de…

1 hora ago