GPS Brasília comscore

Governo Lula proíbe ensino a distância para cursos de saúde e direito em novo decreto

Medida atinge cursos como medicina, enfermagem, odontologia, direito e psicologia; proposta visa garantir qualidade na formação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, nesta segunda-feira (19), um novo decreto que proíbe o ensino a distância (EAD) para cursos de medicina, direito, enfermagem, odontologia e psicologia. A medida faz parte de uma reestruturação da política educacional voltada à formação em áreas sensíveis da saúde e da justiça.

A decisão foi anunciada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante reunião com representantes de universidades, instituições educacionais e entidades da sociedade civil. Segundo o ministro, a iniciativa foi construída com base em diálogo e visa melhorar a qualidade do ensino superior no país.

“O que estamos apresentando é um processo construído com diálogo e para melhorar a qualidade, com princípios norteadores para uma nova política”, destacou Camilo Santana.

Além da proibição para esses cinco cursos, o decreto estabelece que os cursos presenciais poderão ofertar, no máximo, 30% da carga horária em atividades a distância, reduzindo o limite anterior de 40%. A norma também define regras mais claras para a oferta de cursos semipresenciais e totalmente a distância, incluindo percentuais obrigatórios de atividades físicas e síncronas.

Regras definidas no novo decreto:

  • Presencial: carga horária majoritariamente presencial, com até 30% de EAD;

  • Semipresencial: inclui atividades presenciais físicas (como estágios e laboratórios), síncronas e a distância;

  • A distância (EAD): com predominância de carga horária remota; agora com limite de 20% para ações presenciais ou síncronas mediadas.

O decreto também detalha o que configura cada tipo de atividade, buscando evitar brechas na aplicação da legislação. A educação a distância passa a ser dividida em três categorias: assíncrona, síncrona e síncrona mediada com grupo reduzido e controle de frequência.

O Ministério da Educação (MEC) estabeleceu um prazo de dois anos para transição, período no qual instituições deverão adaptar seus cursos às novas diretrizes.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Transtorno é caracterizado por intensas oscilações de humor, que podem …

É um filme de terror, vampiros, ação, drama ou musical?

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.