Governo ironiza investigação dos EUA sobre o Pix: “É nosso, my friend”

Planalto foi às redes rebater o incômodo dos norte-americanos com a ferramenta brasileira

O governo brasileiro foi às redes sociais ironizar, nesta quarta-feira (16), a inclusão do Pix nas investigações do governo dos Estados Unidos sobre as atividades comerciais do País. Em publicação no X (antigo Twitter), o Palácio do Planalto manda um recado aos norte-americanos: “O Pix é nosso, my friend”.

Na publicação, o governo federal afirma que o “Pix é do Brasil e dos brasileiros”.

O lema “O Brasil é dos brasileiros” tem sido usado pelo Executivo, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como um recado ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e uma reafirmação da soberania nacional. Lula, inclusive, já posou para fotos usando um boné com a frase estampada (foto de destaque).  

A postagem segue dizendo que o “nosso Pix vem causando um ciúme danado lá fora”, em clara referencia ao vazamento das investigações do governo norte-americano sobre o País. ” Tem até carta reclamando da existência do nosso sistema seguro, sigiloso e sem taxas”, prossegue

“Só que o Brasil é o quê? Soberano. E tem muito orgulho dos mais de 175 milhões de usuários do PIX, que já é o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros. Nada de mexer com o que tá funcionando, ok?”, completa a publicação. 

Veja a publicação: 

Investigação 

Os Estados Unidos abriram uma investigação contra o Brasil para apurar práticas comerciais consideradas desleais. A medida ocorre em meio à tensão bilateral e pode resultar em sanções, caso o USTR conclua que o Brasil viola princípios de concorrência justa.

A apuração norte-americana  não cita nominalmente o Pix como uma ameaça. No entanto, afirma que o método de pagamento configura uma das “diversas práticas injustas” brasileiras no “sistema de pagamentos eletrônico desenvolvido pelo governo”.

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI