GPS Brasília comscore

Governo identifica um dos autores da invasão ao sistema do Siafi

Prejuízo de ao menos R$ 3,5 mi e envolvimento de outro investigado são apurados pela PF
Palácio do Planalto, em Brasília | Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Palácio do Planalto, em Brasília | Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Compartilhe:

O governo federal identificou, nesta terça-feira (23), uma das pessoas responsáveis pela fraude ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) e ainda investiga o envolvimento de um segundo suspeito no esquema.

A manipulação no sistema causou um prejuízo de ao menos R$ 3,5 milhões aos cofres públicos, de acordo com autoridades do governo, sendo que parte desses recursos pode ter sido enviada ao exterior, de acordo com informações publicadas pelo jornal O Globo.

Segundo fontes próximas às investigações ouvidas pelo veículo, os criminosos obtiveram acesso a senhas de diversas pessoas para realizar simulações de pagamentos no sistema.

Com a utilização de CPFs de supostos “credores”, eles conseguiram burlar as medidas de segurança do Siafi e tentaram realizar pagamentos a mais de 200 falsos beneficiários.

A apuração do caso está a cargo da Polícia Federal em parceria com o Tesouro Nacional, responsável pela administração do sistema, enquanto a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) também participa das investigações.

A suspeita é de que a fraude tenha ocorrido dentro do Ministério da Gestão e Inovação. Até o momento, foram identificadas pelo menos 16 senhas utilizadas de forma fraudulenta.