GPS Brasília comscore

Governo fecha acordo para ampliar produção de insulina e garantir abastecimento do SUS

A meta inicial do projeto prevê a entrega de 20 milhões de frascos de insulina ao SUS já em 2025

O Sistema Único de Saúde (SUS) deu um passo importante para garantir o fornecimento contínuo de insulina à população brasileira. O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) firmou, nesta semana, uma parceria estratégica para ampliar a produção nacional de insulinas análogas de ação rápida e prolongada, essenciais no tratamento do diabetes tipo 2. Atualmente, o Brasil tem cerca de 20 milhões de pessoas convivendo com a doença, o que representa 10,2% da população.

Para reduzir a dependência da importação e fortalecer o abastecimento do SUS, o Ministério da Saúde formalizou uma Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) com a empresa brasileira Biomm e a farmacêutica chinesa Gan&Lee. O acordo visa a produção 100% nacional de insulina glargina, um dos principais medicamentos usados para o controle do diabetes, garantindo maior segurança no fornecimento para os pacientes.

No primeiro momento, a iniciativa assegura a distribuição do medicamento embalado no Brasil pela fábrica da Biomm, localizada em Nova Lima (MG). Em 2024, a inauguração dessa planta produtiva marcou a retomada da fabricação nacional do hormônio, encerrando um hiato de duas décadas sem produção local.

Com a PDP, o governo também viabiliza a transferência de tecnologia da Gan&Lee para Bio-Manguinhos/Fiocruz. Isso permitirá que, ao longo dos próximos anos, o Brasil passe a produzir integralmente a insulina, incluindo o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), que será fabricado na unidade da Fiocruz em Eusébio (CE). Essa será a primeira planta da América Latina dedicada à produção do insumo, tornando o país autossuficiente na fabricação desse medicamento essencial.

A meta inicial do projeto prevê a entrega de 20 milhões de frascos de insulina ao SUS já em 2025. No entanto, a expectativa é que a produção nacional seja gradualmente ampliada, podendo atingir até 70 milhões de unidades anuais em um prazo de até 10 anos, garantindo o abastecimento contínuo da rede pública e reduzindo os riscos de escassez do medicamento para os pacientes diabéticos.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Dos olhos ao banho, passando por perfumes e séruns poderosos: …

A busca pela harmonia facial vai muito além do rosto

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.