GPS Brasília comscore

Governo entrega PEC da Segurança ao Congresso e tenta blindar texto contra mudanças

Entre as mudanças, a proposta pretende transformar o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) em norma constitucional

O governo federal entrega nesta terça-feira (8) ao Congresso Nacional a PEC da Segurança Pública, que busca reforçar o combate ao crime organizado com mais protagonismo da União. A proposta será apresentada pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, durante café da manhã com líderes partidários na residência oficial do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). A ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) também participa.

A proposta prevê:

Transformar o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) em norma constitucional;

Ampliar os poderes da Polícia Federal, incluindo o combate a milícias e crimes ambientais;

Reestruturar a PRF como Polícia Viária Federal, com atuação também em hidrovias e ferrovias;

Garantir poder de policiamento ostensivo às Guardas Civis Municipais.

Apesar do apoio do Planalto, a PEC enfrenta resistência de governadores, que temem perda de autonomia sobre suas forças policiais. O texto tenta contornar esse impasse ao destacar que a atuação da União não exclui as competências dos estados e municípios.

Na segunda-feira (7), Motta defendeu cautela na análise da proposta. “Há muito preconceito no Congresso. Nem se conhece o texto e já dizem que não presta. Vamos ter calma”, disse em evento em São Paulo.

A PEC passará pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida por Paulo Azi (União-BA), depois por uma comissão especial e, por fim, será votada em dois turnos na Câmara e no Senado.

No Planalto, o temor é que a proposta vire uma “colcha de retalhos”, com inserções da oposição que endureçam o texto e escapem do controle do governo. Como PECs não podem ser vetadas, qualquer modificação aprovada pelo Congresso entra direto em vigor. Há ainda o risco de a discussão desviar o foco de outra prioridade do Executivo: a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Dos olhos ao banho, passando por perfumes e séruns poderosos: …

A busca pela harmonia facial vai muito além do rosto

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.