Categories: Política

Governo diz que trabalhará contra PEC que “privatiza” praias

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou nesta segunda-feira (3) que o governo irá trabalhar para derrotar proposta de emenda à Constituição (PEC) que busca a privatização de áreas próximas ao mar. De acordo com o ministro, o governo é contra qualquer proposta de privatização à respeito da “privatização” dessas áreas. As informações são do Correio Braziliense.

“O governo tem posição contrária a essa proposta. O governo é contrário a qualquer programa de privatização das praias públicas, que cerceiam o povo brasileiro de poder frequentar essas praias. Do jeito que está a proposta, o governo é contrário a ela”, disse o ministro.

O texto foi discutido em audiência pública no Senado semana passada e, de acordo com o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) devido a reação negativa dos parlamentares com relação a matéria relatada por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), não deve estar entre as prioridades de votação.

“Foi bom ter tido essa audiência pública. Teve o debate, pode ter outras audiências. O governo é contrário à proposta do jeito que está neste texto. Vamos trabalhar contrário na Comissão de Constituição e Justiça, temos muito tempo para discutir na CCJ”, afirmou Padilha.

A PEC visa terrenos de marinha e são uma faixa que se inicia a 33 metros depois do ponto mais alto que a maré alcança, então a praia e o mar não estão incluídos. O texto prevê que as praias e os mares continuarão de uso público.

Os terrenos têm 48 mil km em linha reta, o que corresponde a 70% das áreas que pertencem ao governo federal. A lei atual diz que a União que determina o uso e a transferência aos herdeiros, e esses empreendimentos pagam impostos específicos para isso.

A matéria autoriza a venda dos terrenos de marinha a empresas e pessoas que já ocupam a área em questão, e deixam de ser compartilhados entre governo e ocupantes, tendo assim, apenas um dono. As únicas áreas que ainda seriam de posse do governo são áreas em que o serviço público atua, como portos e aeroportos.

Henrique Neri

Estudante de Jornalismo no Centro Universitário de Brasília (CEUB), atua como estagiário, cobrindo diversas áreas do GPS

Posts Recentes

Festival de Gramado: saiba tudo sobre o evento que celebra o cinema nacional

"Motel Destino", aclamado em Cannes, será exibido pela primeira vez no Brasil durante abertura do…

50 minutos ago

Brasileira interpreta assassina real em série americana

A série documental Sins of the South traz a atriz baiana Fabiana Mattedi no papel…

1 hora ago

Embaixadora dos Estados Unidos recebe convidados para festa de 4 de julho

A comemoração reuniu diplomatas, empresários, jornalistas, amigos da embaixada norte-americana e autoridades

2 horas ago

Indusparquet e Vallori apresentam nova linha de produtos

A Indusparquet líder no mercado de pisos e revestimentos de madeira, realizou um evento, reunindo…

2 horas ago

Michelle Bolsonaro e Ibaneis Rocha lideram corrida para o Senado no DF

Em segundo lugar está o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB)

3 horas ago

Odontologia do UNICEPLAC é destaque em tradição e inovação tecnológica

Mesa digital, óculos 3D e novas plataformas estão entre as ferramentas utilizadas pela instituição para…

3 horas ago