GPS Brasília comscore

Governo busca consenso para votar reajuste de servidores federais nesta quarta-feira (21)

Projeto prevê reestruturação de cargos e aumento salarial; texto substitui Medida Provisória publicada no fim de 2023

O projeto de lei que trata da reestruturação de carreiras e do reajuste salarial de servidores públicos do Poder Executivo federal, poderá ser votado nesta quarta-feira (21), segundo previsão do líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE).

A proposta substitui a Medida Provisória 1286/24, editada pelo governo no final do ano passado.

Em entrevista após reunião de líderes, Guimarães afirmou que o Executivo federal está empenhado em construir um consenso para garantir a aprovação do texto.

“Vamos continuar o diálogo e tentar votar amanhã o PL dos servidores, inclusive as transformações de cargos. O que diz respeito a pontos da reforma administrativa fica para o grupo de trabalho que vai ser criado pelo presidente Hugo Motta”, declarou o parlamentar.

A proposta tem gerado discussões intensas entre os deputados, sobretudo diante da pressão de categorias do funcionalismo que reivindicam a implementação do reajuste acordado anteriormente com o governo. Um dos principais pontos do texto é a padronização dos aumentos, que atingiriam diferentes categorias da administração pública federal.

Presente na reunião, o deputado Domingos Sávio (PL-MG), secretário de Empreendedorismo Legislativo, criticou a condução do processo pelo governo federal. Segundo ele, há falta de coerência entre o acordo firmado com os servidores grevistas e o conteúdo do projeto em tramitação.

“O governo assinou um acordo de greve para um conjunto de categorias e ali tem toda uma série de profissionais. O percentual é igual para todos, e o projeto é diferente”, afirmou o parlamentar, destacando a dificuldade de aprovar o texto diante das divergências.

Impasse

O impasse em torno do PL 1466/25 ocorre em meio ao aumento da pressão por parte de entidades representativas do funcionalismo, que cobram a aplicação imediata dos reajustes salariais prometidos. A expectativa é de que o texto seja analisado ainda esta semana, com possíveis alterações que acomodem as demandas mais urgentes das categorias.

A criação de um grupo de trabalho para tratar da reforma administrativa também foi confirmada. A ideia é que esse núcleo específico trate dos temas estruturais da administração pública, desmembrando-os do atual projeto de lei, que tem foco principal na recomposição salarial dos servidores federais.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Os esforços para alcançar padrões de belezas ficcionais atingiram seu …

Transtorno é caracterizado por intensas oscilações de humor, que podem …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.