GPS Brasília comscore

Governo brasileiro demonstra desalinhamento quanto à posse de Maduro

Com embaixadora na posse, ministros criticam o presidente venezuelano

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro tomou posse na manhã desta sexta-feira (10) para um terceiro mandato. A posse ocorre meses depois de se declarar vencedor das eleições, que foram altamente contestadas nacionalmente e internacionalmente, inclusive pelo Brasil.

Nesta terça-feira, o ex-candidato à presidência do país, Enrique Márquez, foi preso acusado de tentativa de golpe de Estado. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, não reconhece a vitória de Maduro e apoia a convocação de novas eleições. No mesmo contexto, os EUA buscam informações para justificar a prisão do chefe de estado venezuelano, oferecendo 25 milhões de dólares.

A Venezuela está com conturbações diplomáticas, o país retirou os representantes do Paraguai após o governo reconhecer Márquez como o vencedor das eleições. Maduro também acusa a Argentina de articular ações desestabilizadoras no país.

Brasil

Quando os resultados das eleições foram divulgados, o presidente Lula solicitou que as atas detalhadas fossem publicadas, o que não foi feito. Somente nesta quarta-feira (8), na Cidade do Panamá, as atas foram divulgadas pelo líder da oposição venezuelana, Edmundo González, ao presidente do Panamá, José Raul Mulino. A oposição afirma que o documento valida a derrota de Maduro nas eleições de 2024.

O Brasil enviou representante para a posse de Maduro, a embaixadora Glivânia Maria de Oliveira. Enquanto isso, ministros do governo Lula criticam abertamente a posse do chefe de estado.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, classificou o terceiro mandato de Maduro como um ataque direto aos valores democráticos e ressaltou a importância do respeito à liberdade para o futuro da Venezuela. O ministro dos Transportes, Renan Filho, classificou como um desrespeito à democracia e ilegítimo. Ele ainda destacou que a Venezuela vive sob um regime autoritário, no qual a soberania popular é continuamente ignorada.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

Harmonizações de vinhos para os pratos salgados e chocolates para …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.