O governo federal anunciou, nesta quinta-feira (9), a campanha de vacinação nas escolas públicas do País. De acordo com os ministérios da Saúde e Educação, o objetivo é atualizar a caderneta de vacinação de 27,8 milhões de alunos que tenham de 9 a 14 anos. A imunização, que ocorrerá entre os dias 14 e 25 de abril em 109,8 mil escolas localizadas em 5.544 municípios espalhados pelo país.
Esta ação faz parte do Programa Saúde na Escola e busca ampliar a cobertura de imunização e proteger as crianças e os adolescentes contra febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tríplice bacteriana (DTP), meningocócica, ACWY e HPV.
A meta é vacinar 90% dos estudantes menores de 15 anos, por meio de equipes do Sistema Único de Saúde (SUS), nas escolas ou por meio do encaminhamento de estudantes às UBS. Também foi anunciada a checagem das cadernetas de vacinação para alertar pais e responsáveis. Além disso, foi anunciada a caderneta de vacinação digital, que esse documento estará integrado ao aplicativo ‘Meu SUS Digital’ e comportará todos os dados de imunização da criança.