GPS Brasília comscore

Governadores: 15 Estados definidos no primeiro turno

Doze governadores conseguiram a reeleição de forma tranquila. Outras 12 unidades federativas terão segundo turno

Compartilhe:

**Quinze governadores foram eleitos no primeiro turno** das eleições, no último domingo (2). Destes, 12 eram candidatos à reeleição e conquistaram mais quatro anos de mandato de forma antecipada.

**Nos demais 12 Estados haverá segundo turno**, a exemplo da disputa para a presidência, que será decidida entre o ex-presidente Lula (PT) e o atual mandatário Jair Bolsonaro (PL). Os eleitores voltarão às urnas no dia 30 de outubro.

**A vitória mais esmagadora foi no Pará**, onde Helder Barbalho conquistou sua reeleição com impressionantes 70,41% dos votos. A vitória em primeiro turno mais “apertada” veio justamente no Distrito Federal, com a eleição de Ibaneis Rocha com 50,30%.

Das disputas de **segundo turno**, Rio Grande do Sul, Bahia, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rondônia e Santa Catarina chamaram a atenção pelos cenários apertados.

No Rio Grande do Sul, **uma diferença de 2.441 votos** entre o ex-governador Eduardo Leite (PSDB) e Edegar Pretto (PT) colocaram o tucano no segundo turno contra Onyx Lorenzoni (PL).

Na Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) esteve perto de um **feito histórico**. Em segundo lugar nas pesquisas durante quase toda a campanha, atrás de ACM Neto (União Brasil), o petista teve sua candidatura alavancada em meio a uma polêmica sobre a declaração racial do adversário. De candidato a vitória no primeiro turno, ACM Neto esteve perto de uma derrota em primeiro turno: Jerônimo ficou com 49,45% dos votos, contra 40,80% do ex-prefeito de Salvador.

Outro cenário de **reviravolta** foi visto em Mato Grosso do Sul. Líder nas pesquisas durante toda a campanha, André Puccinelli (MDB) ficou de fora do segundo turno, que será disputado por Eduardo Riedel (PSDB) e Capitão Contar (PRTB), que ficou em primeiro lugar após a apuração dos votos. O candidato do PRTB disparou nas pesquisas após o presidente Jair Bolsonaro pedir voto ao vivo durante o debate presidencial da Rede Globo.

Em Rondônia, a disputa no segundo turno será voto a voto entre Coronel Marcos Rocha (União Brasil), que teve 38,88%, e Marcos Rogério (União Brasil), que ficou com 37,05%. A **diferença** entre os dois foi de pouco mais de 15 mil votos.

O Pernambuco teve a **eleição mais disputada** de sua história. Nada menos do que cinco candidatos dividiram 98,8% dos votos. Marília Arraes (Solidariedade) chegou na frente com 23,97% dos votos, seguida de Raquel Lyra (PSDB), que teve 20,58%. Na sequência, fora do segundo turno, vieram Anderson Ferreira (PL), com 18,15%, Danilo Cabral (PSB), com 18,06%, e Miguel Coelho (União Brasil), que teve 18,04%. O Estado tem tudo para viver um **xadrez eleitoral** na busca de alianças para o segundo turno.

Por fim, em Santa Catarina, o atual governador Carlos Moisés (Republicanos) ficou de fora do segundo turno por uma **diferença** de pouco mais de 17 mil votos para Décio Lima (PT). O petista fará segundo turno contra Jorginho Mello (PL), que fechou o primeiro turno na liderança, com 38,61% dos votos.

**Veja como ficou a situação no Estados:**

**1º turno**
– Minas Gerais: Romeu Zema (Novo) – reeleito
– Rio de Janeiro: Cláudio Castro (PL) – reeleito
– **Distrito Federal: Ibaneis Rocha (MDB) – reeleito**
– Acre: Gladson Cameli (PP) – reeleito
– Goiás: Ronaldo Caiado (União Brasil) – reeleito
– Maranhão: Carlos Brandão (PSB) – reeleito
– Mato Grosso: Mauro Mendes (União Brasil) – reeleito
– Pará: Helder Barbalho (MDB) – reeleito
– Paraná: Ratinho Junior (PSD) – reeleito
– Rio Grande do Norte: Fátima Bezerra (PT) – reeleita
– Roraima: Antônio Denarium (PP) – reeleito
– Tocantins: Wanderlei Barbosa (Republicanos) – reeleito
– Amapá: Clécio (Solidaridade)
– Ceará: Elmano de Freitas (PT)
– Piauí: Rafael Fonteles (PT)

**2º turno**
– São Paulo: Tarcísio (Republicanos) x Fernando Haddad (PT)
– Rio Grande do Sul: Onyx Lorenzoni (PL) x Eduardo Leite (PSDB)
– Espírito Santo: Renato Casagrande (PSB) x Manato (PL)
– Alagoas: Paulo Dantas (MDB) x Rodrigo Cunha (União Brasil)
– Amazonas: Wilson Lima (União Brasil) x Eduardo Braga (MDB)
– Bahia: Jerônimo (PT) x ACM Neto (União Brasil)
– Mato Grosso do Sul: Capitão Contar (PRTB) x Eduardo Riedel (PSDB)
– Paraíba: João Azevêdo (PSB) x Pedro Cunha Lima (PSDB)
– Pernambuco: Marília Arraes (PSB) x Raquel Lyra (PSDB)
– Sergipe: Rogério Carvalho (PT) x Fábio (PSD)
– Santa Catarina: Jorginho Mello (PL) x Décio Lima (PT)
– Rondônia: Coronel Marcos Rocha (União Brasil) x Marcos Rogério (PL)