GPS Brasília comscore

Governadores: 15 Estados definidos no primeiro turno

**Quinze governadores foram eleitos no primeiro turno** das eleições, no último domingo (2). Destes, 12 eram candidatos à reeleição e conquistaram mais quatro anos de mandato de forma antecipada.

**Nos demais 12 Estados haverá segundo turno**, a exemplo da disputa para a presidência, que será decidida entre o ex-presidente Lula (PT) e o atual mandatário Jair Bolsonaro (PL). Os eleitores voltarão às urnas no dia 30 de outubro.

**A vitória mais esmagadora foi no Pará**, onde Helder Barbalho conquistou sua reeleição com impressionantes 70,41% dos votos. A vitória em primeiro turno mais “apertada” veio justamente no Distrito Federal, com a eleição de Ibaneis Rocha com 50,30%.

Das disputas de **segundo turno**, Rio Grande do Sul, Bahia, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rondônia e Santa Catarina chamaram a atenção pelos cenários apertados.

No Rio Grande do Sul, **uma diferença de 2.441 votos** entre o ex-governador Eduardo Leite (PSDB) e Edegar Pretto (PT) colocaram o tucano no segundo turno contra Onyx Lorenzoni (PL).

Na Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) esteve perto de um **feito histórico**. Em segundo lugar nas pesquisas durante quase toda a campanha, atrás de ACM Neto (União Brasil), o petista teve sua candidatura alavancada em meio a uma polêmica sobre a declaração racial do adversário. De candidato a vitória no primeiro turno, ACM Neto esteve perto de uma derrota em primeiro turno: Jerônimo ficou com 49,45% dos votos, contra 40,80% do ex-prefeito de Salvador.

Outro cenário de **reviravolta** foi visto em Mato Grosso do Sul. Líder nas pesquisas durante toda a campanha, André Puccinelli (MDB) ficou de fora do segundo turno, que será disputado por Eduardo Riedel (PSDB) e Capitão Contar (PRTB), que ficou em primeiro lugar após a apuração dos votos. O candidato do PRTB disparou nas pesquisas após o presidente Jair Bolsonaro pedir voto ao vivo durante o debate presidencial da Rede Globo.

Em Rondônia, a disputa no segundo turno será voto a voto entre Coronel Marcos Rocha (União Brasil), que teve 38,88%, e Marcos Rogério (União Brasil), que ficou com 37,05%. A **diferença** entre os dois foi de pouco mais de 15 mil votos.

O Pernambuco teve a **eleição mais disputada** de sua história. Nada menos do que cinco candidatos dividiram 98,8% dos votos. Marília Arraes (Solidariedade) chegou na frente com 23,97% dos votos, seguida de Raquel Lyra (PSDB), que teve 20,58%. Na sequência, fora do segundo turno, vieram Anderson Ferreira (PL), com 18,15%, Danilo Cabral (PSB), com 18,06%, e Miguel Coelho (União Brasil), que teve 18,04%. O Estado tem tudo para viver um **xadrez eleitoral** na busca de alianças para o segundo turno.

Por fim, em Santa Catarina, o atual governador Carlos Moisés (Republicanos) ficou de fora do segundo turno por uma **diferença** de pouco mais de 17 mil votos para Décio Lima (PT). O petista fará segundo turno contra Jorginho Mello (PL), que fechou o primeiro turno na liderança, com 38,61% dos votos.

**Veja como ficou a situação no Estados:**

**1º turno**
– Minas Gerais: Romeu Zema (Novo) – reeleito
– Rio de Janeiro: Cláudio Castro (PL) – reeleito
– **Distrito Federal: Ibaneis Rocha (MDB) – reeleito**
– Acre: Gladson Cameli (PP) – reeleito
– Goiás: Ronaldo Caiado (União Brasil) – reeleito
– Maranhão: Carlos Brandão (PSB) – reeleito
– Mato Grosso: Mauro Mendes (União Brasil) – reeleito
– Pará: Helder Barbalho (MDB) – reeleito
– Paraná: Ratinho Junior (PSD) – reeleito
– Rio Grande do Norte: Fátima Bezerra (PT) – reeleita
– Roraima: Antônio Denarium (PP) – reeleito
– Tocantins: Wanderlei Barbosa (Republicanos) – reeleito
– Amapá: Clécio (Solidaridade)
– Ceará: Elmano de Freitas (PT)
– Piauí: Rafael Fonteles (PT)

**2º turno**
– São Paulo: Tarcísio (Republicanos) x Fernando Haddad (PT)
– Rio Grande do Sul: Onyx Lorenzoni (PL) x Eduardo Leite (PSDB)
– Espírito Santo: Renato Casagrande (PSB) x Manato (PL)
– Alagoas: Paulo Dantas (MDB) x Rodrigo Cunha (União Brasil)
– Amazonas: Wilson Lima (União Brasil) x Eduardo Braga (MDB)
– Bahia: Jerônimo (PT) x ACM Neto (União Brasil)
– Mato Grosso do Sul: Capitão Contar (PRTB) x Eduardo Riedel (PSDB)
– Paraíba: João Azevêdo (PSB) x Pedro Cunha Lima (PSDB)
– Pernambuco: Marília Arraes (PSB) x Raquel Lyra (PSDB)
– Sergipe: Rogério Carvalho (PT) x Fábio (PSD)
– Santa Catarina: Jorginho Mello (PL) x Décio Lima (PT)
– Rondônia: Coronel Marcos Rocha (União Brasil) x Marcos Rogério (PL)

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Oniomania é um transtorno de compra compulsiva, que causa prejuízos …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.