GPS Brasília comscore

Golpe de Estado: veja o papel de alguns dos nomes ligados a Bolsonaro, segundo o inquérito da PF

Ministro Alexandre de Moraes recebeu texto da investigação e deve despachar para análise da PGR

A Polícia Federal (PF) indiciou, na quinta-feira (21), 37 pessoas por envolvimento em uma suposta tentativa de golpe que buscava impedir o início do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O período investigado abrange os meses de novembro de 2022 a janeiro de 2023, após a derrota de Jair Bolsonaro (PL) nas eleições presidenciais.

Entre os crimes apontados estão tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e formação de organização criminosa.

Entre os indiciados está o ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado de participação em articulações que visavam deslegitimar o sistema eleitoral e incentivar movimentos antidemocráticos.

Além dele, foram citados ex-ministros, militares de alta patente, políticos e empresários que, segundo a PF, desempenharam diferentes papéis na organização do esquema.

A investigação destaca documentos e reuniões como principais evidências das tentativas de desestabilizar o governo eleito.

Entre eles, uma carta assinada por oficiais do Exército, que buscava pressionar a cúpula militar para intervir no processo eleitoral, e minutas que sugeriam medidas inconstitucionais para impedir a posse de Lula.

Além disso, a PF aponta a disseminação de desinformação sobre as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral como parte da estratégia para deslegitimar o resultado das eleições de 2022.

Veja alguns dos indiciados:

  • Anderson Torres, ex-ministro da Justiça, encontrado em posse de uma minuta que sugeria a decretação de estado de defesa para reverter o resultado eleitoral.
  • Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa e candidato a vice-presidente de Bolsonaro, acusado de participar de reuniões para articular apoio militar às ações golpistas.
  • Augusto Heleno, general da reserva e ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional, suspeito de envolvimento em articulações contrárias à ordem democrática.
  • Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, apontado como um dos principais articuladores de estratégias para minar o sistema eleitoral.

Veja também

Respostas obtidas nem sempre têm embasamento científico, podendo ser genéricas, …

A noite terá Menu completo, bebidas alcoólicas e não alcoólicas …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.