GPS Brasília comscore

Goiânia, Rio e Sampa: três cidades que têm a boa mesa em comum

Que tal dar um giro por lugares legais, descolados, com boa comida e ficar por dentro do que tá rolando de bom?
Foto: Cortesia
Foto: Cortesia

Compartilhe:

 

Se tem uma coisa que brasileiro gosta é de viajar, principalmente se for um tour gastronômico. Para quem curte esse tipo de programação, já salva o link desta matéria pra não perder nadinha do que está bombando por aí.

Vamos começar por Goiânia que está aqui pertinho e, em breve, vai ganhar um Nino também. Depois de abrir em Brasília, a badalada cantina italiana vai inaugurar mais uma unidade da rede. E as novidades da cidade vizinha não param por aí! Um lugar que está dando o que falar é o Deck Mambo, o mais novo Gastrobar de lá.

Com base na culinária brasileira, o Mambo, que fica no Setor Marista, foi inspirado no ritmo da música cubana e remete à alegria, com uma decoração em tons verde e traços da cultura cubana. O local tem ainda uma adega para reuniões privativas e uma super brinquedoteca para atender toda família.

Foto: Cortesia
Foto: Cortesia

Já no Rio, a gastronomia nunca esteve tão acelerada. Por lá, tem vários restaurantes novos e outros tantos a caminho. Nos próximos meses, Thomas Troigros abre mais dois novos restaurantes, ambos em Ipanema. Outro chef que abre casa nova também antes do fim do ano, é Elia Schramm que decidiu apostar em uma casa com pegada asiática. Vamos aguardar.

Pra quem estiver por São Paulo, o que não falta são boas dicas a começar pelo chef ítalo-brasileiro Carlos Vesentini, que acaba de assumir a cozinha do restaurante mediterrâneo Dhomus no Jardim Europa. Graduado pela Hammersmith West London College, Vesentini já passou pelo Piselli Sud, Tappo Trattoria e Medlar Restaurant (UK) – 1 estrela Michelin e foi convidado para uma reformulação geral da equipe ao cardápio.

Outra casa super disputada que está com novidades é o Così, comandado pelo chef Renato Carioni. A casa está com novos pratos em seu menu, como o Crab Cake (bolinho de siri servido com maionese de açafrão), o Casarecce (mass ao pomodoro fresco e straciatella) e o Stinco de maiale completam as opções.

Foto: Cortesia
Foto: Cortesia
 

Outro lugar que está imperdível é um Bistrô que se divide entre as culinárias francesa e italiana: o La Poêle. O nome de batismo significa frigideira em francês, objeto indispensável em qualquer cozinha.

A casa, com decoração inspirada no Sul da França, é comandada pelo casal Marcio Paschoal e Angélica Alves cuja trajetória gastronômica começou na pandemia. O cardápio de inspiração franco italiana apresenta bom custo benefício. Destaque para o Steak Tartare com azeite de carvão. Ah! Apesar da carta de vinho ser bem variada, a rolha é cortesia toda quarta-feira.

E, ainda em Sampa, tem o gastrobar Papaya Café que fica na calçada mais charmosa do Itaim Bibi. O bom de lá é curtir as comidinhas pra compartilhar, como as mini coxinhas, os dadinho crocante de tapioca com geléia de maracujá e o Salmão o Mediterrâneo (fatias de salmão maçaricado, gomos de laranja, coalhada seca, raspas de limão siciliano, flor de sal, pistache, lemon pepper e azeite trufado).

Para acompanhar os belisquetes, a adega apresenta cerca de 80 rótulos e uma carta com mais de 70 drinques.