GPS Brasília comscore

Gleisi Hoffmann critica Ibaneis por carta a Trump: “Subserviente”

Ministra acusa governador do DF de atacar Lula e minimizar repasses federais

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, criticou a carta enviada pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em que o emedebista critica a falta de interlocução e diplomacia do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o país norte-americano. 

A titular da pasta chamou o documento assinado pelo titular do Palácio do Buriti de “carta subserviente a Donald Trump”. ” O governador Ibaneis Rocha deveria lembrar que a segurança pública de Brasília é financiada pelos repasses do governo federal. Só este ano são R$ 25 bilhões por meio do FCDF; metade deste valor para pagar os salários dos policiais”, defendeu a petista. 

“Mas se o governador quer mesmo diferenciar de Lula a sua política de segurança ‘de centro-direita’, é importante lembrar que seu ex-secretário Anderson Torres e sete ex-comandantes da PM do Distrito Federal são réus na Ação Penal do golpe por omissão e cumplicidade com os atentados de 8 de janeiro”, prossegue a ministra. 

Confira a publicação: 

No documento, Ibaneis rebate a afirmação de Trump de que Brasília figura entre as capitais mais violentas do mundo. Segundo o governador, “tal percepção não reflete a realidade da capital brasileira”. Ele atribui a declaração do presidente dos EUA a “informações equivocadas, possivelmente decorrentes da atual ausência de um diálogo mais consistente entre o Brasil e os Estados Unidos da América”.

Em tom diplomático, o documento assinado pelo governador do DF segue corrigindo a percepção negativa sobre Brasília e defendendo os resultados obtidos na segurança pública local.

“A condução da segurança pública no Distrito Federal se alinha, em sua essência, à visão de ‘lei e ordem’, reforçando que o combate firme ao crime, associado a políticas sociais de alcance real, é o caminho para uma sociedade segura e próspera”, argumenta o emedebista.

Ainda em provocação ao governo Lula, o emedebista defende que “a segurança pública da capital do Brasil tem por foco resultados concretos, livre de vieses ideológicos”. “O sucesso obtido decorre da autonomia de Brasília, garantida pela Constituição Federal do Brasil, e da determinação de proteger a população acima de interesses partidários“, completa o gestor na carta. 

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI