GPS Brasília comscore

Gleisi denuncia fake news em meio a guerra no Oriente

Presidente do PT desmentiu que Lula teria doado recursos ao Hamas
Gleisi Hoffmann, Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Gleisi Hoffmann, Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Compartilhe:

A deputada federal Gleisi Hoffmann, presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), fez críticas, nesta terça-feira (13), sobre a propagação de informações falsas (fake news) envolvendo o atual conflito entre Israel e Palestina.

Hoffmann destacou que a situação chegou a um ponto em que até mesmo um conflito de gravidade extrema como esse se tornou alvo de desinformação, com o objetivo de promover disputas políticas e atacar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Partido dos Trabalhadores.

A parlamentar apontou diversas alegações enganosas que circulam nas redes sociais e na internet, incluindo a disseminação de um print falso do Diário Oficial, o qual apontaria que o governo Lula teria doado R$ 25 milhões ao Hamas, bem como um vídeo do prefeito bolsonarista fazendo promessas de socorro aos brasileiros na zona de conflito.

“O bolsonarismo é tão sórdido que nem um conflito seríssimo como de Israel e Palestina escapa das fake news. Inventam de tudo pra fazer disputa política em cima da dor das pessoas e atacar Lula e o PT. Entre os absurdos, está circulando um print falso do Diário Oficial dizendo que o governo Lula doou R$ 25 milhões pro Hamas, o vídeo do prefeito bolsonarista falando que ia socorrer os brasileiros que estão na zona de conflito, manipularam uma foto do companheiro Boulos e o Hamas, assim como uma de Lula e o ‘chefe’ do grupo. A ideia é estimular ódio ao PT e Lula. Essa gente não tem projeto de País, o projeto deles é o poder, usando mentiras e a fé das pessoas. Repugnantes, nojentos, imbecis”, escreveu.

Veja: