O deputado federal Glauber Braga (PSol-RJ) segue em greve de fome nesta sexta-feira (11), em protesto contra a decisão do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados, que aprovou a cassação de seu mandato. Ele permanece no plenário 5, onde a sessão do colegiado foi realizada.
Em nota divulgada por sua equipe, foi informado que o parlamentar já perdeu quase 2 quilos desde o início do protesto e tem consumido aproximadamente 2 litros de soro para amenizar os efeitos da ausência de alimentos. “Não volto atrás”, disse o político.
“Sei que há muitas pessoas preocupadas com minha saúde, mas quero dizer que estou bem. Quando isso tudo vai parar? Quando parar a perseguição que estou sofrendo por dizer verdades que não queriam que fossem faladas”, declarou Glauber em vídeo divulgado nesta sexta.
O deputado já ultrapassou 59 horas em greve de fome e tem recebido visitas de aliados políticos e representantes religiosos, como frei franciscanos, desde o início do ato de resistência.
Glauber ainda pode recorrer da decisão do Conselho de Ética à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), antes que o processo de cassação seja encaminhado ao plenário da Câmara.
O parlamentar é acusado de quebra de decoro por ter agredido, com chutes, o militante do Movimento Brasil Livre (MBL) Gabriel Costenaro, durante um protesto na Câmara em abril de 2024.