GPS Brasília comscore

Giro Automotivo: novo híbrido da Toyota, eFuel, a F-150 e muito mais

A Toyota anunciou um investimento de R$ 1,6 bilhão para a produção de um novo veículo híbrido flex em Sorocaba-SP. O modelo a ser desenvolvido será exportado para 22 países da América Latina. A motorização terá um motor a gasolina e outro elétrico sem a necessidade de recarga externa.

 

Além do novo modelo, a expectativa é atualizar um dos carros do portfólio da Toyota. Os veículos híbridos vendidos pela fabricante no Brasil são o sedan Corolla e os SUVs Corolla Cross e RAV4. O Prius deixou de ser vendido no País. Atualmente, a Toyota é a única montadora de veículos que tem toda a sua operação fabril em São Paulo. Atualmente, são 6 mil funcionários, mas a expectativa é efetivar novos 700 empregos.

 

O anúncio foi feito na quarta-feira, 19, ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. O governo estadual concedeu isenção de ICMS por meio do programa Pró Veículo Verde, que incentiva a fabricação de eletrificados em terras paulistas. 

 

Combustível sintético

A Stellantis anunciou que está finalizando os testes de eFuels para ajudar a acelerar o potencial de redução de emissões de carbono de 28 milhões de motores a combustão interna fabricados pela marca desde 2014 na Europa. O grupo está comprometido em vender apenas veículos de passeio elétricos a bateria até o final da década na região.

 

O eFuel é um combustível sintético feito a partir do CO2 atmosférico capturado e de energia renovável. A Stellantis está testando a fonte de energia experimental em 28 famílias de motores.

 

821149-3kdkhehckn.jpg
Jeep Compass 4xe (Divulgação Stellantis)

 

Segundo a Stellantis, a ampla adoção de eFuels poderia oferecer aos clientes uma opção fácil e acessível para descarbonizar seus veículos sem precisar substituí-los, atualizar o sistema de combustível do motor ou aguardar uma nova rede de infraestrutura. A Stellantis está investindo mais de €30 bilhões até 2025 em eletrificação e software para fornecer veículos a bateria elétrica que atendam às exigências dos clientes.

 

A bruta chegou

As primeiras unidades da Ford F-150 chegaram ao Brasil e começarão a ser entregues nas próximas semanas para os clientes que adquiriram a picape na pré-venda. O programa, realizado em fevereiro, teve as 500 unidades disponíveis esgotando-se em tempo recorde. O modelo foi oferecido inicialmente para clientes da marca, em uma ação de relacionamento, e depois para todo o público.

 

A F-150 é líder de vendas nos Estados Unidos há 46 anos consecutivos. A caminhonete chega ao Brasil em duas versões: a esportiva Lariat, com itens de acabamento externo escurecido, e a topo de linha Platinum, de luxo, com elementos cromados. Ambas são equipadas com carroceria de alumínio ultrarresistente, motor V8 5.0 de 405 cv e transmissão automática de 10 marchas, além de pacote off-road com tração 4×4, bloqueio eletrônico do diferencial e oito modos de condução.

 

unnamed.png
Ford F-150 (Divulgação Ford)

 

A Ford também informou a chegada do Maverick Hybrid, a primeira picape híbrida do País. O modelo possui um motor 2.5L a gasolina e um motor elétrico, com autonomia de mais de 800 km. O sistema de freio regenerativo é uma das tecnologias incluídas.

 

O melhor trimestre da Porsche

A Porsche bateu um recorde de carros vendidos em todo o mundo. No primeiro trimestre de 2023, foram 80.767 novos veículos rodando nas ruas. Quando comparados os resultados do mesmo período do ano passado, a China foi o país com maior crescimento nas vendas, 21% de aumento, seguida pela Alemanha, onde houve um acréscimo de 19% e os números de todo o continente europeu contabilizam 19% de incremento. Os chamados mercados emergentes registraram resultados 5% a mais de negócios. 

 

Porsche Macan.jpeg
Porsche Macan (Divulgação Porsche)

 

A tendência dos SUVs segue firme no mercado. O modelo com maior aumento nas vendas estão o Macan, que vendeu 30% a mais. O Cayenne foi o segundo da lista, com 23% de acréscimo. O icônico 911 foi o terceiro da lista e vendeu 19% a mais.

 

No Brasil, a Porsche tem seis modelos disponíveis atualmente. Além dos citados, estão no catálogo Taycan, 718 e Panamera.

 

Pau para toda obra

A gigante chinesa BYD apresentou o Yangwang U9, um superesportivo com quatro motores que geram 1.300 cavalos. O modelo conta com BYD DiSus, um sistema inteligente de controle da suspensão. As funcionalidades incluem a habilidade de dançar, pular e dirigir com três rodas. 

 

BYD Yangwang U9.jpg
Yangwang U9 (Divulgação BYD)

 

Também foi revelado o Yangwang U8, um SUV elétrico de luxo capaz de flutuar na água e fazer curvas de 360 graus. Haverá inclusive uma versão chamada Off-road Master Edition, que promete levar o carro a limites ainda mais extremos. O veículo é capaz de ultrapassar os 1.100 cavalos e faz de 0 a 100 km por hora em 3,6 segundos. 

 

A linha Yangwang reunirá os modelos de luxo da montadora chinesa As novidades foram apresentadas no Salão de Xangai, na China. Vale lembrar que a BYD está próxima de um acordo para adquirir a antiga planta da Ford em Camaçari, Bahia.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Um dos grandes destaques do encontro foi o aprofundamento no …

Os esforços para alcançar padrões de belezas ficcionais atingiram seu …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.