A Toyota anunciou um investimento de R$ 1,6 bilhão para a produção de um novo veículo híbrido flex em Sorocaba-SP. O modelo a ser desenvolvido será exportado para 22 países da América Latina. A motorização terá um motor a gasolina e outro elétrico sem a necessidade de recarga externa.
Além do novo modelo, a expectativa é atualizar um dos carros do portfólio da Toyota. Os veículos híbridos vendidos pela fabricante no Brasil são o sedan Corolla e os SUVs Corolla Cross e RAV4. O Prius deixou de ser vendido no País. Atualmente, a Toyota é a única montadora de veículos que tem toda a sua operação fabril em São Paulo. Atualmente, são 6 mil funcionários, mas a expectativa é efetivar novos 700 empregos.
O anúncio foi feito na quarta-feira, 19, ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. O governo estadual concedeu isenção de ICMS por meio do programa Pró Veículo Verde, que incentiva a fabricação de eletrificados em terras paulistas.
Combustível sintético
A Stellantis anunciou que está finalizando os testes de eFuels para ajudar a acelerar o potencial de redução de emissões de carbono de 28 milhões de motores a combustão interna fabricados pela marca desde 2014 na Europa. O grupo está comprometido em vender apenas veículos de passeio elétricos a bateria até o final da década na região.
O eFuel é um combustível sintético feito a partir do CO2 atmosférico capturado e de energia renovável. A Stellantis está testando a fonte de energia experimental em 28 famílias de motores.
Segundo a Stellantis, a ampla adoção de eFuels poderia oferecer aos clientes uma opção fácil e acessível para descarbonizar seus veículos sem precisar substituí-los, atualizar o sistema de combustível do motor ou aguardar uma nova rede de infraestrutura. A Stellantis está investindo mais de €30 bilhões até 2025 em eletrificação e software para fornecer veículos a bateria elétrica que atendam às exigências dos clientes.
A bruta chegou
As primeiras unidades da Ford F-150 chegaram ao Brasil e começarão a ser entregues nas próximas semanas para os clientes que adquiriram a picape na pré-venda. O programa, realizado em fevereiro, teve as 500 unidades disponíveis esgotando-se em tempo recorde. O modelo foi oferecido inicialmente para clientes da marca, em uma ação de relacionamento, e depois para todo o público.
A F-150 é líder de vendas nos Estados Unidos há 46 anos consecutivos. A caminhonete chega ao Brasil em duas versões: a esportiva Lariat, com itens de acabamento externo escurecido, e a topo de linha Platinum, de luxo, com elementos cromados. Ambas são equipadas com carroceria de alumínio ultrarresistente, motor V8 5.0 de 405 cv e transmissão automática de 10 marchas, além de pacote off-road com tração 4×4, bloqueio eletrônico do diferencial e oito modos de condução.
A Ford também informou a chegada do Maverick Hybrid, a primeira picape híbrida do País. O modelo possui um motor 2.5L a gasolina e um motor elétrico, com autonomia de mais de 800 km. O sistema de freio regenerativo é uma das tecnologias incluídas.
O melhor trimestre da Porsche
A Porsche bateu um recorde de carros vendidos em todo o mundo. No primeiro trimestre de 2023, foram 80.767 novos veículos rodando nas ruas. Quando comparados os resultados do mesmo período do ano passado, a China foi o país com maior crescimento nas vendas, 21% de aumento, seguida pela Alemanha, onde houve um acréscimo de 19% e os números de todo o continente europeu contabilizam 19% de incremento. Os chamados mercados emergentes registraram resultados 5% a mais de negócios.
A tendência dos SUVs segue firme no mercado. O modelo com maior aumento nas vendas estão o Macan, que vendeu 30% a mais. O Cayenne foi o segundo da lista, com 23% de acréscimo. O icônico 911 foi o terceiro da lista e vendeu 19% a mais.
No Brasil, a Porsche tem seis modelos disponíveis atualmente. Além dos citados, estão no catálogo Taycan, 718 e Panamera.
Pau para toda obra
A gigante chinesa BYD apresentou o Yangwang U9, um superesportivo com quatro motores que geram 1.300 cavalos. O modelo conta com BYD DiSus, um sistema inteligente de controle da suspensão. As funcionalidades incluem a habilidade de dançar, pular e dirigir com três rodas.
Também foi revelado o Yangwang U8, um SUV elétrico de luxo capaz de flutuar na água e fazer curvas de 360 graus. Haverá inclusive uma versão chamada Off-road Master Edition, que promete levar o carro a limites ainda mais extremos. O veículo é capaz de ultrapassar os 1.100 cavalos e faz de 0 a 100 km por hora em 3,6 segundos.
A linha Yangwang reunirá os modelos de luxo da montadora chinesa As novidades foram apresentadas no Salão de Xangai, na China. Vale lembrar que a BYD está próxima de um acordo para adquirir a antiga planta da Ford em Camaçari, Bahia.