A abertura da exposição sobre as Memórias Femininas será dia 8 de novembro às 18 horas, seguida da exibição do filme documentário Poeira e Batom. A mostra seguirá em cartaz até dia 15 de novembro na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Nessa exposição sobre as Memórias Femininas da construção de Brasília a homenageada será a alemã Dona Gerda Grumpch, de 91 anos.
Tânia Fontenele, Doutora em História Cultural, Memórias e Identidades pelas universidades de Brasília (UnB) e de Montreal (Canadá), é autora do livro Poeira e Batom no Planalto Central – 50 Mulheres na Construção de Brasília, e da obra Memórias Femininas da Construção de Brasília.
![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Whats_App_Image_2022_11_05_at_09_33_53_30159b0870.jpeg)
As mulheres tiveram grande importância na construção de Brasília e pouco se fala delas. Tânia revela papéis importantes que as mulheres tiveram ao chegar na futura capital em sua produção. Na exposição também terão objetos, fotos, peças raras doadas pelas famílias que fizeram parte desse momento histórico.
_”O projeto surgiu no aniversário de 50 anos de Brasília, e eu como brasiliense percebi que pouco se falava das mulheres que chegaram na cidade e atuaram em várias profissões como lavadeira, professora, cozinheira, desenhistas de mapa, se dedicavam muito aos seus maridos e famílias e quase não se ouve falar delas. Daí surgiu o projeto”, explicou Tania._
Com enfoque na chegada de Dona Gerda em Brasília ainda em construção que veio da Alemanha sem os pais, fugindo da guerra. Ela morou na Cidade Livre, hoje conhecida como Núcleo Bandeirante.
Após o coquetel de abertura será exibido o filme documentário Poeira e Batom – 50 mulheres na construção de Brasília com legendas em alemão. Dona Gerda e outras pioneiras estarão presentes na abertura da exposição e exibição do filme na UnB.