Categories: Cotidiano

Gestão Bolsonaro deixou vencer 370 mil doses de vacina contra covid

A gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou vencer 370 mil doses de vacina contra a covid-19 da AstraZeneca e teve de incinerar as centenas de milhares de imunizantes vencidos, afirmou nesta quinta-feira (26) o atual diretor do Departamento de Imunizações do Ministério da Saúde, Eder Gatti.

Em reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), que reúne representantes do ministério e das secretarias municipais e estaduais da Saúde, o diretor afirmou ainda que a gestão atual encontrou ao menos quatro imunizantes com risco de desabastecimento: BCG, hepatite B, poliomielite (vacina oral) e tríplice viral.

Gatti afirmou que a atual gestão do ministério vem tentando negociar com os fornecedores para regularizar as entregas. O diretor detalhou as principais causas para a baixa oferta de cada uma das vacinas.

No caso da vacina BCG, dada a recém-nascidos e que protege contra a tuberculose, a interdição da Fundação Ataupho Paiva, no Rio, e a demora na entrega de doses compradas fora do País são algumas das razões para o baixo estoque. Gatti afirmou que o ministério já conseguiu destravar e receber 2,5 milhões de doses e que mais 2 milhões serão recebidas até o fim do mês.

Sobre a vacina da hepatite B, o diretor afirmou que o cronograma está sendo negociado com o Instituto Butantan, que está em tratativas com um parceiro privado.

A vacina oral contra a poliomielite também está tendo o cronograma de entrega negociado com a Fiocruz, que teve um problema com o fornecedor de bisnagas, de acordo com o ministério.

Já a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, está com baixo estoque por ter tido mais doses usadas do que o previsto em 2022. De acordo com Gatti, 4 milhões de vacinas serão recebidas em fevereiro.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Verão europeu no GPS|Brasília: Grécia, França e Espanha com Nadia Yusuf

Na companhia de toda a família Salomão, Nadia passou por Ibiza, Mônaco, Saint-Tropez e Mykonos

7 minutos ago

Paris 2024: Beatriz Dizotti avança à final inédita do Brasil na natação

Atleta disputará a decisão dos 1500m livre às 16h13 de quarta-feira

20 minutos ago

“Vought Rising”, spin-off de “The Boys”, é anunciada na San Diego Comic-Con

A Amazon Prime Video anunciou que "Vought Rising" também contará com Jensen Ackles e Aya…

37 minutos ago

Calderano avança às oitavas do tênis de mesa em Paris 2024

Carioca agora é único brasileiro na disputa individual da modalidade

1 hora ago

Zebra é a estampa da vez

Estampa de zebra retornou às passarelas através da Jacquemus e já conquistou fashionistas

1 hora ago

Ana Paula Arósio reaparece em campanha após 15 anos longe das telas

Atriz que estrelou produções como Hilda Furacão e Páginas da Vida mora na Inglaterra

1 hora ago