GPS Brasília comscore

Geração Z redescobre o axé; Festival Micarê tem papel marcante nesse movimento

Em Brasília, o fenômeno se confirmou com o crescimento expressivo do público jovem no Micarê 2025

Estamos testemunhando o retorno do axé, afinal, a geração Z mostra que está redescobrindo o ritmo que marcou os anos 90 e 2000. Por muitos anos, o axé foi associado à geração 30+, que cresceu ao som de Bell Marques, Banda Eva, Durval Lelys, Ivete Sangalo, Timbalada e tantos outros nomes que dominaram os Carnavais e micaretas pelo País. Mas esse cenário está mudando.

Em Brasília, por exemplo, o fenômeno se confirma com o crescimento expressivo do público jovem no Festival Micarê 2025, que ocorreu nos dias 2 e 3 de maio. Segundo os organizadores, cerca de 20% do público desta edição tinha menos de 30 anos — número que deve ser ainda maior em 2026.

“Minha família também sempre curtiu a Micarê, mas posso dizer que meu amor pelo axé veio mesmo por conta própria. Estive nas três últimas edições e todas foram incríveis. Sem dúvida, estarei na próxima — pronto pra curtir mais um show inesquecível do Durval e do Bell”, conta Pedro Mabel, 20 anos, estudante universitário, que foi pela terceira vez ao festival com um grupo de amigos.

André Igreja, Aloísio Portela, João Verri, Pedro Bergamo e Guilherme Rinaldi

A aposta em um line-up que une ícones da velha guarda com novos artistas como a dupla Rafa & Pipo tem sido uma das estratégias para atrair esse novo público. Em 2025, nomes como Bell Marques, Durval Lelys, Timbalada, Banda Eva, Xanddy Harmonia, Tomate, Rafa & Pipo e Tuca Fernandes embalaram os dois dias de festa.

Além da música, a experiência da festa como um todo tem sido pensada para dialogar com os hábitos dos jovens: decoração mais instagramável, estrutura de festival, presença de influenciadores como Pati Guerra, que tem 766 mil seguidores, e uma comunicação digital intensa.

Para a universitária Marcela Paranhos, de 20 anos, a proposta de reviver o clima do Carnaval de Salvador fora de época, com trio elétrico e muita folia, é simplesmente irresistível. “É isso que me faz querer ir sempre. Meus pais também adoram — eles dizem que lembra a época em que tinham pique para encarar o Carnaval de Salvador, mas agora com toda a comodidade e estrutura que um festival como esse proporciona”, conta.

O festival recebeu público recorde — cerca de 30 mil pessoas —, com milhares de foliões vindos de diversas partes do Brasil e do mundo, incluindo da Costa Rica.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Experiência japonesa une coquetelaria, gastronomia e música em jantares imersivos …

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.