Geração anti-protetor solar? Entenda a polêmica e seus riscos

Especialista esclarece os riscos de aderir ao movimento que está crescendo entre os jovens

Nas redes sociais, um movimento polêmico vem ganhando força: a chamada tendência anti-protetor solar. Hashtags como #AntiSunscreen ou #NoSunscreen já somam mais de 18 milhões de visualizações no TikTok e no Instagram, com conteúdos que defendem a ideia de abandonar o uso diário do produto. O discurso, embora atraente por alegar riscos à saúde, preocupa especialistas pela desinformação que espalha e pelos perigos que pode trazer à pele. 

Para esclarecer o que está em jogo e explicar os reais riscos de aderir a esse comportamento, o GPS|Brasília ouviu o dermatologista Gilvan Alves, que alerta para os impactos da exposição solar sem proteção.

Quais são os principais riscos de aderir a esse movimento?

“Não há nenhuma dúvida da proteção que os protetores solares exercem sobre a pele. Então, o risco de aderir a esse movimento é aumentar a incidência de câncer. Existe a teoria de que o filtro solar pode ser tóxico ou provocar doenças, mas é completamente sem fundamento. Todo produto, até mesmo perfumes, tem conservante na fórmula, porém em quantidade mínima, que não faz absorção sistêmica. Um conservante pode sim ser carcinogênico, mas se você ingerir em quantidades muito grandes por dia, não se passar na pele. A dosagem para ser carcinogênico é enorme.”

A exposição solar sem proteção pode ser benéfica à saúde da pele?

“O sol direto na pele é benéfico para a produção de vitamina D. O recomendado é se expor rapidamente, por cerca de cinco minutos, ao sol das 10h às 15h sem o uso do filtro. Esse curto período já produz vitamina D suficiente para uns três ou quatro dias. É nesse intervalo de tempo que tem mais raios ultravioleta B. A radiação UVB produz mais vitamina D que a UVA, que é a que está mais no início da manhã, e é a mais carcinogênica. Porém, ficar pouco tempo exposto a ela não é perigoso.”

“No entanto, é possível conseguir vitamina D por outras fontes, como por meio da alimentação ou complementação em cápsulas.”

O que é mais arriscado: usar protetor solar todos os dias ou se expor ao sol sem nenhuma proteção?

“Expor-se ao sol diariamente é muito mais arriscado, especialmente se você tiver a pele ou os olhos claros. E mesmo as pessoas de pele negra precisam de proteção, apesar de menos. Mas é muito melhor usar filtro solar do que expor-se ao sol diariamente sem proteção, pois aumenta o risco de câncer de pele.”

“O melanoma é o câncer mais agressivo da espécie humana, e surge a partir da exposição intensa à radiação ultravioleta (UV) do sol ou de camas de bronzeamento. Então, se você se expõe ao sol sem proteção, está colocando a sua vida em risco. O filtro solar funciona para a pele como o creme dental funciona para os dentes, por exemplo.”

Muitas pessoas têm buscado óleos e manteigas vegetais e produtos caseiros como alternativa para substituir o protetor solar. Eles oferecem algum nível real de proteção?

“Esses produtos não funcionam. A indústria desenvolveu uma substância química que absorve a radiação no nível da ultravioleta, que é o filtro solar – é alta tecnologia do protetor solar. Não tem nada que substitua, nem mesmo o protetor solar oral, – que não existe, é falácia. O protetor solar tem muita ciência por trás, reações químicas que são feitas com radiação e protegem a pele contra os danos provocados pela radiação UVA e UVB.”

Além do protetor solar, quais outras medidas são importantes para garantir a proteção eficaz no dia a dia?

“O uso de óculos escuro protege a retina, roupas escuras e grossas, chapéus… Tudo isso protege. Se estiver na praia, procure ficar em uma barraca, protegido do sol forte. Tudo isso ajuda o protetor solar a ter mais eficiência e que podem ser associados ao seu uso.”

Como escolher um protetor solar seguro e adequado para cada tipo de pele? 

“Se você tem uma pele clara, deve usar um protetor acima de FPS 30. Se você é negro, você pode usar um com FPS 15. Além disso, olhe a composição que é a mais adequada à sua pele. Se você tem pele oleosa, prefira produtos em gel; se a pele é seca, vá para os cremes. As loções são ideais para as pele mistas.”

“O protetor solar deve ser usado a partir dos seis meses de idade, diariamente. Aplique de uma maneira bem generosa e não esparrame muito, pois diminui o fator de proteção. Uma área que cobre a ponta do dedo, por exemplo, é suficiente para uma área do tamanho do dorso da mão. Você deve reaplicar o filtro solar a cada duas horas quando estiver ao ar livre. No dia a dia, use pela manhã e ao meio-dia.”

Qual a principal mensagem que gostaria de deixar para quem ainda tem dúvidas sobre a necessidade do protetor solar?

“O uso filtro solar é muito importante, não cai nessas bobagens da internet. Esse produto tem ciência por trás, tem trabalho científico, tem substâncias químicas desenvolvidas para absorver ondas UVA e UVB. Assim, não deixa a radiação ultrapassar essa barreira e agredir as células da epiderme e transformá-las em uma célula maligna.”

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 43

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI